Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Agricultores e prefeitos de Pernambuco lotam pátio da Alepe para protestar contra a seca


Em 1902, Euclides da Cunha já registrava em seu livro "Os Sertões" as consequências da seca na vida do sertanejo. A seca sempre existiu no Nordeste e é isto que os representantes de cidades do Agreste e Sertão pernambucano estão reivindicando na manhã desta segunda-feira (13), em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe): soluções permanentes para um problema duradouro. Mais de 1.000 pessoas, entre prefeitos, secretários, vereadores e agricultores, estão reunidas para o Grito do Nordeste.

Os manifestantes levaram carcaças de animais mortos pela a seca e exigem que ela não seja mais vista como um problema pontual, apesar desta ser a pior dos últimos 30 anos. Os prefeitos dos municípios pretendem elaborar um documento exigindo soluções que será entregue aos governos Estadual e Federal e ao Senado. O senador Humberto Costa (PT) está presente no local. "Vim prestar solidariedade, mas também lembrar que o que o Governo federal tem feito", disse.
Já desembarcaram em frente à Alepe 31 caravanas vindas do interior e a expectativa é que cheguem cerca de 60 ainda nesta segunda. Além de soluções permanentes para a seca, os prefeitos dos municípios atingidos protestam contra a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que teve queda provocada pela redução do IPI para automóveis e produtos da linha branca. "A situação está terrível .A cidade perdeu cerca de 80% do gado e não estamos mais produzindo cebola, nosso principal produto agrícola ", relatou Aloismar Laerto, prefeito de Terra Nova, localizada no Sertão e que possui uma população 9.270 pessoas.
Os prefeitos leram ainda uma carta elaborada pela  Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), órgão organizador do Grito do Nordeste, que pede a criação do Fundo Nacional do Semiárido. A decisão tem como objetivo desburocratizar os processos de repasses federias ao municípios atingidos pela seca. O pedido assemelha-se ao Fundo a Fundo, programa anunciado em fevereiro deste ano pelo governador Eduardo Campos e que vem sendo implantado. Segundo dados da Secretaria da Agricultura, 158 cidades estão sofrendo com a seca no Estado.

Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Silvio Lopes