Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Em PE, moradores do Sertão sofrem com obra inacabada em adutora


Moradores do Assentamento Vitória, no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado, enfrentam uma rotina difícil em busca de água. Diariamente, eles precisam andar cerca de três quilômetros até o Rio São Francisco para pegar baldes cheios. A estiagem prolongada da região não colabora em nada para os moradores, mas o transtorno poderia ser muito menor se as obras de uma adutora na região tivessem sido finalizadas na data prevista – 30 de abril de 2011.

O assentamento foi criado há dez anos  e não possui sistema de abastecimento, mas o serviço da adutora levaria água para todas as casas da comunidade, que abriga cerca de 260 famílias. Dois anos depois, nenhuma gota sequer passou pelo encanamento e a estrutura está abandonada. Os reservatórios de água sobre a terra ficaram lá como recordação do dinheiro público desperdiçado.

De acordo com o agricultor Sebastião Nunes, também morador do assentamento, a obra era de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). “Eles começaram a cavar dentro da vila, botar os canos. Vinha, colocava um pedaço, depois deixava outro sem. Vinha um mês, depois no outro, depois parou de vir. Não veio mais ninguém”, conta Nunes.

Em nota oficial, a Codevasf informou que a obra não foi concluída por causa de um atraso na liberação da área de captação por parte do município, o que acarretou também no fim do prazo de contrato da prestadora de serviço. Um novo processo está sendo feito para contratação de uma empresa que possa finalizar a obra.

Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Blog Pajeú da Gente