Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Governos Estadual e Federal assinam convênios em Garanhuns


Na manhã desta sexta-feira (3), Garanhuns recebeu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para o lançamento do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, assinatura de convênios estaduais e federais para o início das ações de convivência com a seca nos municípios do Agreste Meridional e obras de saneamento básico para Garanhuns. O encontro das autoridades, que também teve a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o senador Armando Monteiro, aconteceu no Parque de Exposições do município.

Para ampliar o abastecimento de água, a parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal, vai beneficiar mais de 22 mil famílias em 26 municípios – incluindo Garanhuns – com investimentos de 40,2 milhões de reais para implantação de 182 cisternas de abastecimento de água domiciliar, perfuração de 390 poços e construção de 104 barragens de parede de terra.

Foi lançado, no evento, o Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, numa parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, que vai preparar 40,4 mil hectares de terra e distribuir mais de mil toneladas de sementes para 40 mil famílias rurais. “Queremos dizer aos nossos pecuaristas que nós estamos autorizando a entrega dos grãos e dos tratores para aração de terra com o objetivo de continuar dando assistência ao homem do campo. Precisamos e vamos melhorar a condição de produção nos municípios”, comentou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranílson Ramos.

Na ocasião, foi assinada, ainda, a ordem de serviço da implantação do sistema de esgotamento sanitário do município de Garanhuns, que é um investimento de mais de 14 milhões de reais. O secretário estadual de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, falou da importância da economia e da saúde da população com a obra que representa ¼ de Garanhuns. “A ação já vinha sendo planejada. Avaliamos a situação do município e agora iremos colocar em prática o projeto aprovado pelo governador. Um dado interessante que devemos ressaltar neste momento é que a cada um real investido no tratamento de esgoto, 4 reais são economizados para o tratamento de pessoas doentes por alguma doença adquirida na água”, destacou.

O prefeito Izaías Régis, em seu discurso, lembrou que em 2007, como deputado estadual, solicitou ao Governo do Estado, melhorias no abastecimento do município e que seu pedido, logo em dezembro do mesmo ano, foi acatado com a obra da barragem do Cajueiro que, hoje, é responsável por parte do abastecimento nos bairros. “Isso é ação, é solução. Garanhuns abre as portas para trabalharmos em parceria com o governador rumo ao crescimento. Vamos voltar a ver a população vibrante. Garanhuns só tem 8% de sua estrutura saneada, é uma das piores. Precisamos melhorar essa situação para oferecermos qualidade de vida”, comentou.

Ainda discursando, Izaías pediu a doação do Parque de Exposições ao município para a realização de feiras de gado, de ovinos e caprinos e o terreno ao lado para a instalação de uma indústria de produtos alimentícios, que deverá gerar 400 empregos para população.

O senador Armando Monteiro falou que o momento é de unir forças. “Nós que temos andado por Pernambuco, pudemos assistir o drama que ainda atinge nossa população em decorrência da seca. As perdas são expressivas, mas, o que importa nesse momento é celebrarmos juntos a esperança e saber fazer um processo amplo de melhorias para nossa economia rural”, disse.

Encerrando o momento, o governador Eduardo Campos disse que os investimentos continuam. “É uma grande satisfação estar em Garanhuns na agenda de visitas que estamos fazendo pelos municípios da região. Os investimentos continuam não só nas obras, mas nas pesquisas também. Essa situação de convivência com a seca é um estímulo para seguirmos trabalhando pelo bem de todos”, finalizou.

Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Agreste Violento