Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 22 de maio de 2013

“Os partidos não representam a população, querem apenas poder”, afirma Joaquim Barbosa

Em sua palestra no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), na qual é professor, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou, em sua crítica ao Congresso Nacional, que os partidos no Brasil são de “mentirinha”, responsabilizando as legendas pela “ineficiência e capacidade de deliberar” do Poder Legislativo.
“Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E nem pouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder”, disse o presidente da Corte.
Um dos maiores problemas no Brasil, segundo Barbosa, é que o Legislativo “é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. Há um domínio institucional do Executivo sobre o Congresso Nacional. O Congresso não foi criado para a única e exclusivamente deliberar sobre o poder executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar”.
Blog: O povo com a Notícia
Fonte:Folha Política