Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dominguinhos e o primeiro São João sem puxar sanfona *Por Ney Vital-Jornalista

imagemGuadalupe Mendonça, ex-esposa de Dominguinhos conta que Na véspera de viajar para Exu, para participar das comemorações pelo centenário de Luiz Gonzaga, Dominguinhos foi tomado de uma imensa angústia. Estava debilitado, depois de mais uma sessão de quimioterapia.
Estava chorando quando a chamou para conversar. Guadulupe disse que ele podia celebrar Luiz Gonzaga no show que aconteceria no Parque Dona Lindu, em Recife. Não precisava fazer a cansativa viagem ao sertão, de carro, já que Dominguinhos, há anos, não viaja de avião: “Eu disse que ele não podia ir. Ele teimou e foi dois dias antes, como se temesse ficar impossibilitado de ir. Acho que ele sabia que ia ter consequências”.]

No dia 13 de Dezembro ouvimos Dominguinhos dizer que não podia faltar a festa de Luiz Gonzaga. Cantou e puxou sanfona dizendo estar Feliz.
O comentário de Guadalupe é verificado pelo fato de Dominguinhos ter sido internado depois do show do dia 13 de dezembro. E hoje em pleno Dia de São João, 24 de junho, mais de meio século de vida profissional Dominguinhos pela primeira vez não participa dos festejos juninos. Deixa a saudade dos acordes da sanfona e provoca o sentimento da distância do maior instrumentista do mundo, na definição de outro virtuoso da sanfona, Sivuca.
Infelizmente vivemos em um Pais que não tem conhecimento e não valoriza os seus talentos. Falta Política Cultural. Falta Incentivo até para que as novas gerações possa conhecer e saber o que representa a história de instrumentistas qual Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Nos principais palcos foi realizada homenagens ao cantor: Elba Ramalho em Campina Grande disse que ele “não se despediu”, Fagner em Caruaru, Alcimar Monteiro em Petrolina e Zé Ramalho em Aracaju. Paula Fernandes em Mossoró. O Nordeste brasileiro marcou o ritmo, a melodia e a saudade de Dominguinhos.
Dominguinhos Viverá Sempre nos acordes de uma sanfona nas noites de São João. Saudades…
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte:Blog do Banana