Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de junho de 2013

MEDIDA DE DITADOR PARA A FEIRA LIVRE DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO.

Roberval Aguiar.
Julgando-se com a autoridade de quem pensa tem, o secretário de governo do município de Belém do São Francisco distribuiu comunicado a alguns feirantes oriundos de outros municípios, onde pelo qual terminantemente proíbe que estes comercializem seus produtos na feira local.
No referido documento o Secretário Roberval Aguiar, que até as convenções partidárias era adversário do prefeito Gustavo Caribé,esclarece que os comerciantes de outros municípios só podem instalar suas bancas na feira livre a cada dia 15 de cada mês, o que significa dizer que se o dia 15 cair numa segunda feira, quarta, quinta, este será o dia indicado para que os comerciantes e ambulantes referidos instalem suas barracas. Nos outros dias a prefeitura municipal não autorizará a instalação de qualquer banca.
A medida parece ser diretamente dirigida para aqueles comerciantes que o povo chama de “Canarinhos”, o que caracteriza um dos mais abomináveis absurdos, demonstrando inclusive a face cruel e autoritária do governo atual, e em especial do secretário Roberval, que sabe muito bem que não pode impedir que as pessoas comercializem livremente seus produtos onde bem lhes aprouver.
O que é de mais imoral ainda na medida, é o fato do secretario não informar no oficio as razões para tanto, o que daí leva a toda sorte de especulação, inclusive aquela de que os comerciantes referidos estão a vender produtos mais barato do que as lojas da cidade, e que por isso estaria prejudicando o comercio local, o que se for verdade trata-se de um abuso verdadeiramente acintoso. Os Canarinhos revendem produtos lícitos e sendo assim ninguém pode impedi-los de comercializar seus produtos por preços mais módicos.
O que é imoral e errado é a margem de lucro que alguns comerciantes da cidade colocam nas suas mercadorias, preços muitas vezes aviltantes e é por isso que o comercio local a cada dia definha sem que a prefeitura faça algo para melhorar. É comum vermos as pessoas de Belém fazendo suas feiras em FlorestaSalgueiro e até na Barra do Tarrachil, inclusive várias compras da prefeitura de Belém são feitas junto a empresas de outros municípios, a exemplo do Comercial São Francisco de Petrolândia.

A medida por certo deve ter sido sugerida por alguém que se julga prejudicado, o povo, aliás, comenta também de onde esta saiu e sendo assim é necessário que o secretário esclareça a motivação para o fato e de quem partiu a sugestão do indecente documento. De Roberval é que não foi, pois além de não possui qualquer estabelecimento comercial na cidade, também não possui pontos comercias.
A medida pelo que se ver só prejudica a população do município, principalmente os mais pobres, que diante do pouco que recebem, e às vezes por receberem com bastante atraso, coisa comum no município, leva a que juntem seus poucos recursos para com isso adquirir os produtos que necessitam com maior economia.
Nunca devemos esquecer que o impiedoso decreto já tentou vigorar em épocas passadas, mas a força do povo derrubou a medida, inclusive na época foi denunciado que alguns comerciantes da nossa cidade estariam a adquirir dos Canarinhos, às escondidas, produtos para que posteriormente pudessem revendê-los em suas lojas por preços indecentes e imorais.
Se a moda pega, as feiras cujo nome é feira livre, a não ser que não seja em Belém, em cada cidade brasileira terá como feirante apenas as pessoas do lugar. Seria cômico se entender assim, para não dizer absurdo.
Como dito, a medida trata-se de mais um abuso de autoridade, prática que o secretário Roberval Aguiarbem conhece e como tal não pode se sustentar.
Sendo assim, Dr.Tadeu Sá, através do seu diretor coloca-se a disposição de todos os prejudicados com o fim de impetrar junto a justiça com um Mandado de Segurança e assim possamos por fim à esdrúxula medida.
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Blog do Tadeu Sá.