Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 22 de junho de 2013

PESSOAS QUE NASCERAM ENTRE 1945 E 1965 DEVEM FAZER O EXAME QUE DETECTA A HEPATITE C. TESTE ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE PÚBLICA.

Sem título
As pessoas nascidos entre 1945 e 1965 devem procurar uma unidade básica de saúde (postos ou Clínicas da Família) e fazer um teste de hepatite C. O alerta foi dado no Brasil pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) após a constatação de que essas pessoas têm cinco vezes mais riscos de estarem contaminadas.
 A explicação é que tal geração cresceu numa época em que era comum o uso de seringas de vidro e transfusões de sangue não testado para a hepatite C, só descoberta em 1989.

Segundo o hepatologista Giovanni Faria Silva, da Universidade Estadual Paulista, a testagem é necessária porque a doença não apresenta sintomas em 95% dos casos, sendo comum o diagnóstico já em estágio avançado.
“Depois de 20 anos, a infecção evolui para cirrose em 25% dos pacientes, tudo de forma assintomática. A cirrose provoca a falência do fígado e, se não tratada, leva à morte”, diz o médico.
 O teste de hepatite C é feito por meio de exame de sangue, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus no organismo. Caso dê positivo, um outro exame, que analisa o material genético do vírus, é feito. Mais um positivo aponta a necessidade de biópsia do fígado para indicação de tratamento.
O publicitário e presidente da ABPHHumberto Silva, de 48 anos, conta que viveu 38 anos com a hepatite C sem saber. Há dez anos, ele foi ao médico, que solicitou o exame de sangue específico.
“Eu já estava com cirrose hepática. Descobri assim, em cima da hora. Se não fosse isso, estaria morto. Deus mandou um anjo para me anunciar à doença” conta Humberto, que contraiu o vírus aos 8 anos, quando se submeteu a uma cirurgia de apendicite. “Recebi sangue contaminado”. Humberto afirma que, hoje, está curado do vírus, mas não da cirrose: “Sou um sobrevivente da hepatite C. Cerca de 80% dos casos têm cura completa”.
Ele alerta para a importância de se fazer o teste de hepatite C:  Quanto mais cedo vier o diagnóstico, mais fácil é a cura. A pessoa pode estar morrendo sem saber, como eu estava. Estima-se que 3 milhões de pessoas tenham hepatite C, mas só 12 mil sabem e estão sendo tratadas.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Tadeu Sá.