Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Governador Cid Gomes, Roberto Cláudio prefeito de Fortaleza e o presidente da Assembleia José Albuquerque deixam o PSB

O governador do Ceará, Cid Gomes, decidiu deixar o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O governador já telefonou para alguns aliados, comunicando a decisão e deixou a impressão de que era irreversível.

A informação vazou após reunião da executiva nacional em Brasília, na tarde desta quarta-feira (25), da qual participaram o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Além disso, o governador do Ceará e seu irmão, o secretário de Saúde Ciro Gomes, avaliam se filiar ao PT.

Durante o encontro em Brasília, o prefeito de Fortaleza e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará já entregaram o pedido de desfiliação ao partido. A assessoria do PSB nacional não confirmou a informação, mas ressaltou que uma reunião do partido com os representantes do Ceará está marcada para esta quinta-feira (26).  O grupo do PSB do Ceará, ligado ao governador Cid Gomes era formado por 40 prefeitos, mais de 200 vereadores, 10 deputados estaduais e quatro deputados federais.

Desfiliação:
Roberto Cláudio e José Albuquerque abriram a reunião nacional formalizando a desfiliação, e saíram imediatamente. O encontro tinha como pauta principal o pedido de intervenção no diretório do Rio de Janeiro.

Roberto Cláudio disse que o grupo de Cid sai pela porta da frente do PSB e de uma forma amistosa. “Apresentamos nossa desfiliação de forma amistosa, pois vamos apoiar a reeleição de Dilma”, disse o prefeito. Ele aproveitou para ironizar o convite feito pelo PSB para filiar a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. “Eu sucedi Luizianne em sua trágica gestão, principalmente pela incapacidade de promover mudanças. Normalmente, o julgamento político é feito nas eleições”.

As assessorias do prefeito Roberto Cláudio e do deputado José Albuquerque ainda não confirmaram as desfiliações do PSB. Além disso, a informação é de que foi entregue uma carta à executiva nacional pedindo que, caso eles tomem a decisão de deixar o partido, não seja feita nenhuma retaliação ao grupo político de Cid.

Encontro estadual

Na próxima quinta-feira (26), os ”cidistas” se reúnem a partir das 19 horas, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, e não mais na sede do PSB, que eles já consideram ex-partido, para comunicar a situação às lideranças municipais.

Eleições 2014

A permanência de Cid Gomes no PSB se tornou insustentável após a entrega dos cargos de seu partido no governo da presidente Dilma Rousseff. O rompimento com o governo federal foi uma decisão do presidente da sigla, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que se articula para ser candidato a presidente. Cid defendia o apoio ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Com informações da Agência Estado e Valor Econômico.

Blog: O Povo com a Notícia