Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mudança climática pode inutilizar Transposição do rio São Francisco

"A transposição do São Francisco já está ameaçada"
A previsão para o clima no Brasil, nas próximas décadas, com aumento da temperatura, ondas de calor mais forte e chuvas mais acentuadas em um espaço de tempo mais curto, caso se confirme, vai diminuir o índice pluviométrico da bacia do rio São Francisco, tirando 30% do volume atual do rio. Com isso, há o risco de as obras de transposição do rio, quando ficarem prontas, não receberem água suficiente para irrigar as regiões destinadas à agricultura.

A estimativa foi feita na segunda-feira, dia 9, por Eduardo Assad, coordenador de grupo de pesquisa de mudanças climáticas da Embrapa. Os dados estão em estudo sobre mudanças climáticas no Brasil, divulgado durante a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, realizada em São Paulo.

Risco energético e alimentar:
A mesma redução de volume deverá ocorrer nas próximas décadas na bacia do rio Tocantins. A estimativa média para as bacias de todos os rios do Norte e do Nordeste do país é de redução de 20% no volume de água.

“A maior dúvida é onde vai chover mais, onde vai chover menos. A incerteza em cima dos recursos hídricos é grande. Porém, a tendência dos problemas para os próximos anos aponta para segurança energética, alimentar e hídrica”, disse Assad.

No Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, com um regime de chuvas mais seco, a tendência é de diminuição do volume dos rios. No Sul e Sudeste, o índice pluviométrico deve aumentar. A bacia Paraná-Prata terá aumento de 40% no volume de água.

“A transposição [do São Francisco] já está ameaçada. Precisa ser rediscutida a avaliação de políticas públicas no país com esses dados novos. Estamos começando a ver coisas mais claras do que víamos há 10 anos”, afirmou Assad.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Valor Econômico em Cenário PB