Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 14 de setembro de 2013

Parada da Diversidade deve reunir 600 mil neste domingo em Recife

A Avenida Boa Viagem estará coberta amanhã(15), pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo, para receber a 12ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, que este ano tem como tema “Felicidade é coisa séria: nossa festa é por respeito e dignidade”. O evento contará com 12 trios elétricos, que desfilarão pela avenida, e com o show da convidada especial Gaby Amarantos. Para garantir a circulação de veículos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema especial. No total, 20 vias serão bloqueadas para o acesso de veículos, das 6h às 19h.
O percurso será o mesmo de 2012, com concentração no Parque Dona Lindu e dispersão, às 17:30, em frente à Padaria Boa Viagem, próximo à Rua Dona Benvinda de Farias. Segundo o coordenador de Projetos do Instituto Papai, Thiago Rocha, 77,7% das pessoas entrevistadas na Parada da Diversidade de 2012 alegaram já ter sofrido algum tipo de preconceito em decorrência de sua orientação sexual. “Este fato motivou a escolha do tema, pois as pessoas têm que ter a liberdade para serem felizes do modo que quiserem, e inclusive, para ter afeto por pessoas do mesmo sexo”, explicou. Thiago acrescenta que o objetivo do evento é debater os temas ligados à causa LGBT com a sociedade. A expectativa é de que 600 mil pessoas compareçam ao evento.

Por conta da grande circulação, a CTTU orienta que motoristas oriundos de Piedade, Candeias e praias do Litoral Sul sigam pela Avenida Boa Viagem, entrem à esquerda na Avenida Armindo Moura e depois à direita na Rua Cosmorama. Logo depois, podem pegar à direita na Rua Ernesto de Paula Santos, e à esquerda na Avenida Conselheiro Aguiar. Outra opção será desviar pela Avenida Armindo Moura, seguir até chegar à Estrada da Batalha, no sentido Afogados.
“A Parada não é um evento isolado, ela traz consigo muitos outros encontros, debates e discussões. Só hoje (ontem), estão acontecendo cinco seminários na cidade relacionados ao tema”, declarou Thiago. Também como preparação para a ocasião, o Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidade da UFPE (Gema/UFPE), que juntamente com o Instituto Papai levam à Parada o “Trio da Cidadania” realizou, na manhã de ontem, uma oficina para a confecção de cartazes, que serão postos no trio no dia do desfile. De acordo com o coordenador do Gema, Benedito Medrado, foram produzidas mensagens alusivas aos direitos humanos e LGBT, com o uso de humor, poesias e outros artifícios.
O produtor de eventos Rafael Silva, de 30 anos, dá vida ao personagem Drag Queen Thânya. Há sete anos ele participa da parada, sempre se caracterizando. Este ano, o rapaz será o drag oficial do evento e fará a apresentação dos shows no palco do Dona Lindu. “Meu personagem é militante da causa LGBT. Para mim, a parada é muito importante porque é a hora de se lutar pelos direitos, exigir do governo políticas públicas e lutar contra o preconceito também”, completou. Com informações Diário de PE.
Blog: O Povo com a Notícia