Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pernambuco: ex-vereadores são acusados de desviar dinheiro da prefeitura

policia (1)
A Delegacia de Capturas divulgou, nesta terça-feira (03), a desarticulação de um esquema que desviava investimentos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a delegada Beatriz Gibson, o golpe acontecia por meio da ONG Associação São Francisco, que captava os recursos junto à gestão municipal, com fins sociais, mas não repassava os valores para as supostas entidades auxiliadas.
Cinco pessoas foram responsabilizadas pelo desvio das verbas, entre elas dois ex-vereadores identificados como Marleno Antônio da Silva, de 63 anos, que se encontra foragido, e Jonas Pedro de Albuquerque, de 43 anos, também sem paradeiro. Os presos até agora são: o presidente da ONG, Severino José da Silva, de 82 anos; o vice-presidente, Severino Carlos Pinto, de 78 anos, e José Mascidonio Rodrigues dos Santos. Esse último já cumpre pena por outros crimes.

Ainda segundo Gibson, um dos ex-vereadores é o responsável pela criação da entidade, que funcionava em um prédio dele, inclusive um dos seus assessores era o vice-presidente da associação. O valor do desvio não foi divulgado. Ela também informou que os gastos eram justificados por meio de diversas notas fiscais frias. “A associação recebia uma ajuda da prefeitura, mas as doações não aconteciam. O Tribunal de Contas identificou diversas notas frias e constatou que os recursos não tiveram o fim a que se destinavam”, concluiu.
Todos os suspeitos responderão pelos crimes de desvio de verba pública, estelionato e formação de quadrilha. A polícia trabalha agora para conseguir capturar os dois foragidos. Por meio de nota, a Prefeitura de Jaboatão garantiu que a atual gestão não mantém qualquer convênio com a Associação São Francisco de Assis. De acordo com o documento, a Secretaria de Políticas Sociais Integradas garante que os recursos repassados à assistência social são feitos mediante editais e têm monitoramento permanente, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social. As informações são da Folha de Pernambuco.
Blog: O Povo com a Notícia