Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 13 de outubro de 2013

Confira abaixo as dicas para conseguir a nota 1.000 na redação do Enem 2013

REDAÇAO NO ENEM

Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem: 1. Domine a dissertação

O grande segredo para alcançar a nota máxima na redação do Enem é dominar a dissertação. “As bancas alertam que, mesmo que o texto seja brilhante, se a norma dissertativa não for obedecida a redação será anulada”, alerta a professora Maria Aparecida.
A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois ou três parágrafos argumentativos. O primeiro parágrafo, que é a introdução, deve apresentar a tese a ser desenvolvida ao longo do texto. Os parágrafos argumentativos são utilizados para “explicar” o motivo da sua tese, que é concluída no último parágrafo. Por isso, para tirar a nota máxima na redação do Enem 2013, é preciso começar a praticar. E praticar…

 Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem: 2. Praticar não é o suficiente

Praticar não é o suficiente se você deseja a nota máxima na redação do Enem 2013. A professora de redação não deixa de apontar a importância da leitura, que muitas vezes é subestimada pelos alunos. Ela comenta: “Machado de Assis costumava ler muito. O início de suas atividades se deu com a leitura e, depois que ele adquiriu o hábito de ler, ele começou a se sentir inspirado e motivado a escrever. Por isso, a prática e a leitura são atividades que devem andar juntas.”
Ao contrário do que você pode imaginar, a professora não recomenda que os alunos leiam apenas os livros recomendados pela Fuvest ou jornais e revistas. Pelo contrário, ela recomenda que os alunos sejam incentivados a ler livros de ficção, romances ou qualquer estilo literário que os agrade. O importante é que a leitura esteja inclusa no cotidiano do estudante, mesmo que ela seja apenas para a satisfação do aluno.

Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem: 3. Aproveite os textos motivadores

O Enem propõe não apenas o tema, mas também quatro textos que abordam esse tema. Esses são os textos motivadores, que fornecem base para que o estudante possa discutir o assunto mesmo sem um conhecimento prévio. “O Enem espera que o aluno seja um bom leitor, atualizado com as notícias de maior impacto. Se o aluno for um bom manipulador de dados, ele conseguirá utilizar os textos de subsídio para fazer uma boa redação. O Enem faz questão de que o candidato aproveite os textos apresentados pela banca”, disse a professora.
Os textos motivadores ajudam o aluno a perceber qual a direção que a banca espera que seja seguida.Identificar as palavras chaves de cada texto ajuda a descobrir como a redação deverá ser feita e qual será a tese defendida na dissertação.

 Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem: 4. Enriqueça o texto

Trechos de livros, filmes e até canções enriquecem uma redação. A redação é um espaço interdisciplinar, então conhecimentos gerais podem ser utilizados para aumentar o nível intelectual do texto. A professora incentiva: “Os alunos precisam parar de ver a redação de forma singular, pois ela é um espaço em que todos os conhecimentos podem ser aproveitados e mobilizados. A ideia é que o aluno saiba ser diferente.”

Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem: 5. Organize as ideias

Segundo a professora, a maior dificuldade dos alunos é organizar as ideias dentro da dissertação: “Os alunos têm boas ideias e argumentos, mas não conseguem organizá-los numa sequência lógica. As ideias ficam amontoadas, sem fugir do tema, mas com um vocabulário repetitivo e sem uma progressão discursiva no texto.
Para escrever uma boa redação, o aluno deve perceber quais são os argumentos de maior relevância e quais são aqueles que não precisam ser incluídos no texto. Um erro comum é o de acreditar que quanto mais informações forem incluídas no texto, maior será a nota. Pelo contrário, vale mais pegar poucos argumentos e explorá-los da melhor maneira possível do que utilizar inúmeras ideias vagas.
Ler textos bem escritos, como crônicas e sites de confiança na internet, ajuda o aluno a adquirir a capacidade de selecionar os argumentos relevantes para uma determinada tese.

Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem: 6. Informe-se

Enem é conhecido por explorar temas de relevância nacional ligados ao universo juvenil, o meio-ambiente ou a cidadania. Para a professora de redação, o exame promove um fórum de debates sobre um tema importante, sendo que “o Enem dá voz ao vivo para os milhões de candidatos e convida cada um deles a praticar um ato de cidadania a partir de uma redação.”
Para alcançar a nota máxima nesse ato de cidadania, o aluno deve estar informado e atualizado com os principais acontecimentos do país. Ler no mínimo uma parte dos editoriais do jornal vai ajudar o aluno a criar uma base para os possíveis temas da redação do Enem 2013 possibilitando um texto muito mais rico e bem articulado.
Blog: O Povo com a Notícia