Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Desemprego no país sobe em setembro e fica em 5,4%, diz IBGE

imagem2A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% setembro, leve alta em relação a agosto, quando registrou 5,3%, informou nesta quinta-feira (24) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em setembro do ano passado, a taxa de desemprego havia ficado em 5,4%. A mínima recorde, registrada em dezembro do ano passado, é de 4,6%.
O baixo desemprego é um dos principais fatores para o bom desempenho do consumo nos últimos anos, embora tenha havido desaceleração em 2013. Ele também é uma das causas da inflação, que se mantém acima do centro da meta do governo há três anos e deve continuar elevada nos próximos anos.

Pesquisas diferentes
Diferentes levantamentos medem o desemprego no país. Os números do IBGE, por exemplo, são bem menores que os do Dieese/Seade.
As divergências ocorrem por causa das metodologias diferentes adotadas. A principal delas é que o IBGE mede apenas o desemprego aberto, ou seja, quem procurou emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceu nenhum tipo de trabalho -remunerado ou não- nos últimos sete dias.
Quem não procurou emprego ou fez algum bico na semana anterior à pesquisa não conta como desempregado para o IBGE.
O Seade/Dieese também considera o desemprego oculto pelo trabalho precário (pessoas que realizaram algum tipo de atividade nos 30 dias anteriores à pesquisa e buscaram emprego nos últimos 12 meses) e o desemprego oculto pelo desalento (quem não trabalhou nem procurou trabalho nos últimos 30 dias, mas tentou nos últimos 12 meses). (UOL)
Blog: O Povo com a Notícia