Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Floresta e Triunfo vão ganhar monumentos para lembrar a Coluna Prestes


A marcha de 25 mil quilômetros da Coluna Prestes (1924-1927), serão lembrados em 2014 com uma simbólica marcha e a construção de monumentos ao longo do percurso feito pelos capitães e tenentes do Exército Brasileiro que lideraram o movimento político que completa 90 anos.

Dois desses monumentos serão erguidos em Pernambuco, nas cidades de Floresta, e Triunfo, no Pajeú. O governador espera construir os dois monumentos até o final do ano. O projeto de erguer monumentos em cidades onde passou a coluna parte da família do Cavaleiro da Esperança, à frente a sua segunda esposa, Maria Prestes, 82 anos, e um dos sete filhos que teve com o revolucionário Luiz Carlos Prestes Filho. Uma das entidades à frente do empreendimento é a Fundação Mauricio Grabois, instituto ligada ao PCdoB.

Já exitem monumentos no Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Ceará. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer. A Coluna visava a derrubada da República Velha – o que só viria a acontecer em 1930 –, defendendo o voto secreto, o ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para todos os brasileiros. Com informações Blog do Luiz Calos.

Blog: O Povo com a Notícia