Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Paciência: Resultado do Enem sai só em 2014

O resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve sair na primeira semana de janeiro do ano que vem, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva na noite deste domingo (27).

No edital que traz as regras do exame, a divulgação das notas ainda estava em aberto. Segundo ele, dos mais de 7,1 milhões de inscritos, mais de 5 milhões compareceram nos dois dias de prova, e a taxa de abstenção ficou em torno de 29%. No ano passado, ele lembrou que a abstenção foi de 27,9%, e considerou o índice deste ano como dentro da média.

Além dos candidatos que faltaram ao exame, Mercadante afirmou que, no total, 36 candidatos foram eliminados por postarem na internet fotos feitas dentro das salas de prova: 24 no sábado e 12 no doming. "Tivemos mais 12 jovens que postaram fotos do cartão, por mais que fizéssemos as advertências. Excluimos. Até o momento, tivemos 36 excluídos", disse o ministro.

Ele destacou que houve uma redução do número de eliminados registrado em 2012, quando 65 estudantes perderam o Enem ao serem flagrados descumprindo a regra do edital sobre o uso de equipamentos eletrônicos.

"Agora vamos começar uma nova fase, que é a correção das provas. Tomamos medidas para termos mais rigor, principalmente nas redações", disse Mercadante.

O ministro destacou alguns casos emblemáticos na edição de 2013 do exame, como a morte do estudante Fernando Ximenes, que se envolveu em um acidente de trânsito a caminho da prova do sábado, e da candidata Elaine da Silva, de 20 anos, que estava grávida e no primeiro dia de provas entrou em trabalho de parto. Ela foi levada ao hospital e deu à luz uma menina, que chamou de Luna Kimberly.

"Ele [Fernando] estava indo para um exame. Uma carreta na contramão colidiu com a moto em que ele estava. A gente vê isso com muita tristeza. Queremos expressar os pêsames aos familiares. Teve o lado alegre, o nascimento do filho de uma aluna. Nasceu ontem no Piauí. Outra jovem teve fortes contrações no Rio de Janeiro e fez questão de terminar a prova. Teve uma médica ao lado assistindo", afirmou o ministro. Segundo ele, assim que terminou a prova deste domingo, ela foi levada a uma maternidade. Do G1.

Blog: O Povo com a Notícia