Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 27 de outubro de 2013

Quero fazer a prova’, diz jovem que entrou em trabalho de parto no Enem

Elaine da Silva, 20 anos, amamenta a pequena Luna Kimberly da Silva (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Elaine Silva, 20, foi levada da sala de aula ao hospital e deu à luz Luna.
Candidata poderá requerer teste ao MEC em outra data
Enquanto a maioria dos alunos que prestavam o Enem neste sábado (26) tentavam desvendar as questões da prova, a candidata Elaine da Silva, de 20 anos, abandonava o exame e corria para poder dar à luz sua primeira filha.
Meia hora após começar a resolver as questões do exame, Elaine começou a sentir dores e pediu para ir ao banheiro. Eram 12h30 em Teresina (PI). “Pedi para ir ao banheiro e quando cheguei lá percebi que a bolsa tinha rompido. Logo chamei o fiscal de prova pedindo ajuda. Como eu já sabia que a qualquer hora podia sentir as dores, minha mãe e minha cunhada ficaram do lado de fora da escola me esperando”, conta.

Em entrevista ao G1, Elaine revela que chegou a resolver seis questões da prova. Ela teve o bebê, uma menina a quem deu o nome de Luna, na Maternidade do Promorar, em Teresina. As duas passam bem.
O caminho até a chegada da criança, no entanto, não foi fácil. Por volta das 13h, Elaine foi atendida e passou por uma ‘perigrinação’ até encontrar uma vaga no sistema público de saúde.
Primeiro ela foi levada em uma ambulância para o Hospital do Buenos Aires, onde não havia vagas. Por volta das 17h, Elaine foi encaminhada para a unidade neonatal do Promorar, onde teve sua primeira filha. Luna Kimberly da Silva nasceu às 3h50 deste domingo (27) pesando 3,160 kg e medindo 49 cm.
Familiares de Elaine da Silva visitaram a jovem na maternidade neste domingo (27) (Foto: Pedro Santiago/G1)
Elaine da Silva conta que se preparou bastante para o Enem e que ia concorrer a uma das vagas para os cursos de administração ou biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
O próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, relatou o caso da jovem de 20 anos durante entrevista coletiva sobre o balanço do primeiro dia de provas do Enem. “Ela teve a bolsa rompida no processo”, afirmou.
O ministro disse ainda que ela tem o direito de solicitar o exame de contingência. O recurso será avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Quero muito fazer a prova e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo Sisu”, diz Elaine da Silva.
Além delas, outras 155 candidatas gestantes foram inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio apenas no Piauí, segundo o Ministério da Educação (MEC). São 6.689 em todo o país.
Blog: O Povo com a Notícia