Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Semana do Bebê mobiliza população de Petrolina e de outras 19 cidades do Sertão

Uma parceria entre a Unicef e a marca Sanofi é a responsável pela promoção da Semana do Bebê em 20 municípios do Sertão de Pernambuco. A ação, que segue até o dia 28, pretende mobilizar a sociedade, as autoridades municipais de saúde, educação e assistência social para assegurar o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.
A ideia é fomentar a criação de políticas públicas que contribuam para aumentar a cobertura do pré-natal, reduzir a mortalidade infantil, com ênfase no neonatal, promover o aleitamento materno, ampliar e qualificar o acesso à educação infantil e garantir os direitos das crianças. A iniciativa, que integra o Programa Mãe Coruja, vai beneficiar crianças das cidades de Afogados da Ingazeira, Agrestina, Belo Jardim, Carnaíba, Itapetim, Panelas, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Solidão, Santa Terezinha, Venturosa, Tupanatinga, São Caetano, Triunfo, Arcoverde, Serra Talhada, Sairé, Salgueiro e Petrolina.
A população poderá participar de diferentes oficinas, cursos, palestras, atividades lúdicas, artísticas e culturais. Em São Caetano, no dia 17 de outubro, a Sanofi apoiará a realização de palestras sobre imunização de doenças, prevenção de diarreia e Guia de Promoção de Saúde para o aprendizado. O objetivo é ajudar a identificar os principais problemas de saúde que acometem o aprendizado da criança, como dislexia, problemas de visão, obesidade, diabetes, entre outros.

“É impressionante ver a receptividade e mobilização dos municípios participantes da Semana do Bebê. A proposta de união pelos direitos da primeira infância foi completamente aceita e todos se sentem corresponsáveis”, diz Jane Santos, coordenadora dos programas do Unicef no Recife.
Nos dias 17 a 18 de outubro, as crianças de São Caetano poderão levar seus brinquedos para “passar por uma consulta médica” no Hospital dos Brinquedos. Ao chegarem ao hospital, a garotada será atendida por funcionários voluntários da Sanofi, que irão brincar com as crianças e estimular a importância do cuidar. No final da “consulta”, a criança ganha uma “receita médica” recomendando carinho e atenção diariamente, que deve ser colocada em prática nos momentos de brincadeira.
A iniciativa também prevê ações para as gestantes, que poderão aprender exercícios físicos e ter orientações de nutricionistas para assegurar uma alimentação saudável na gestação. Haverá palestras sobre aleitamento materno, aulas com orientações para profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais sobre diferentes temas, como importância do teste do pezinho e da vacinação, humanização do parto, direitos da criança, violência, álcool e drogas, direitos sexuais e reprodutivos, entre outras. Também terá saraus de poesia, apresentação de peças de teatro, contação de histórias infantis, etc.
A programação científica contará com a participação de reconhecidos especialistas na área de desenvolvimento infantil e humanização da assistência. Será direcionada a gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social e conselheiros de direitos e tutelares, que terão oportunidade de atualização de conhecimentos e reflexão sobre as práticas das equipes para assegurar o cuidado integral e integrado à família e à criança. As informações são do NE10.
Blog: O Povo com a Notícia