Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Surdos cobram instalação de escola bilíngue em Petrolina

Na última semana, um grupo de deficientes auditivos compareceu à Câmara de Vereadores de Petrolina e reivindicou apoio aos vereadores para a instalação de uma escola bilíngue em Petrolina.  O Blog Vinicius de Santana entrevistou a instrutora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Elaine Cardoso, com a ajuda do intérprete Valdir Vieira, onde ela falou sobre a importância de escola para a comunidade de surdos de Petrolina.
“Nós estamos lutando pela escola bilíngue em Petrolina para que o surdo aprenda LIBRAS como a primeira língua e o português como a segunda. Para que o surdo tenha o acesso à educação em sua própria língua. Em Petrolina temos salas inclusivas, mas não têm LIBRAS nessas salas, não tem intérprete, instrutores. E nós estamos preocupados com essa demanda e nos queremos o poder municipal tenha o interesse de atender ao surdo”, justificou.

Ainda segundo Elaine, mesmo a cidade tendo muitos surdos com formação escolar/profissional, poucos são contratados. “Mesmo com a existência da lei que garante a entrada do deficiente no mercado de trabalho, porém muitas empresas não estão adaptadas a essa realidade e não tem uma acessibilidade dentro da empresa. Mas se tivesse um intérprete, a realidade seria diferente”, comentou a instrutora.
A iniciativa da implantação da escola bilíngue conta com o apoio do vereador Ailton Guimarães (PMDB), que é o autor de outro projeto voltado para os surdos. O Projeto solicita a contratação de um intérprete de LIBRAS para acompanhar as sessões plenárias, audiências públicas e solenidade da Câmara, apoia a presidência, diretoria administrativa e gabinetes parlamentares para atendimento aos cidadãos que utilizam a língua de sinais como meio de comunicação.
O vereador Ailton que anunciou que, a partir do inicio de 2014, um intérprete de LIBRAS será contratado pela Casa Plínio Amorim, fazendo valer o projeto aprovado em plenário. Com informações Blog do Vinícius de Santana.
Blog: O Povo com a Notícia