Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Reis e Rainhas do Rosário será lançado em Floresta

reis
No próximo sábado (28), a partir das 21h, o documentário Reis e Rainhas do Rosário será lançado em Floresta. O vídeo aborda a tradicional festa da cidade, que existe desde o século 18. O documentário faz parte do projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Grandes Sertões, coordenado pelo professor Afonso Henrique Novaes.
As filmagens tiveram início em dezembro de 2011. Partindo de uma tradição de coroar, no dia 31 de dezembro, os reis negros da Confraria do Rosário, entidade religiosa que vem dos escravos que louvavam Nossa Senhora do Rosário desde 1792, o filme mostra diversos depoimentos de pessoas ligadas à confraria e de outras que tratam da relação entre negros e brancos na antiga Floresta.
O documentário ainda mostra a festa desde seu início, em 24 de dezembro, até o dia do cortejo do rei e da rainha pelos espadachins que abrem caminho, acompanhados pela banda de pífanos, com chegada na igreja mais antiga da cidade.
O objetivo do projeto Grandes Sertões é registrar manifestações culturais pouco conhecidas do interior de Pernambuco e da Bahia. Além dele, há documentários a fazer sobre o carnaval de Belém do São Francisco e do Samba de lata de Tijuaçu.
Blog: O Povo com a Notícia