Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mais 60 mil famílias do Semiárido passarão a ter acesso a água

aguapratodos
Mais 60.405 famílias moradoras de comunidades rurais difusas do Semiárido passarão a ter acesso a água. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) formalizou nesta semana – com publicação no Diário Oficial da União – contratos para a instalação de mais um lote de cisternas de abastecimento humano do programa Água para Todos, uma ação continuada que foi iniciada em 2011 com previsão de execução para até o final de 2014, voltada para famílias incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal desprovidas de qualquer outra fonte de suprimento hídrico.

Os reservatórios serão implantados em comunidades rurais dispersas dos estados de Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Bahia e Sergipe. Os contratos têm por objeto o fornecimento, o transporte e a instalação das cisternas e somam investimentos de R$ 312 milhões. O processo de contratação de outras 7.956 cisternas, em benefício do estado do Ceará, está em andamento. Até agora, cerca de 80 mil famílias do Semiárido já foram beneficiadas pela Codevasf com os reservatórios.
“A instalação dessas cisternas tem por objetivo garantir segurança hídrica a famílias residentes em áreas rurais dispersas que encontram-se em situação de extrema pobreza ou pobreza, e sem outra forma de acesso a água. Cada reservatório tem capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água. Esta quantidade de água pode suprir a demanda associada às necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem superiores a seis meses”, explica o coordenador-geral do Água para Todos na Codevasf, Elton Silva Cruz.
Blog: O Povo com a Notícia