Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bloco da Tabacaria abre alas hoje à tarde em Salgueiro

Sem títuloAs avenidas de Salgueiro, no Sertão Central, vão abrir alas hoje para a primeira ‘prova de fogo’ dos foliões sertanejos que vão se esbaldar com a primeira grande prévia de rua, puxada pela Bloco da Tabacaria, com raízes em Olinda. Poesia, irreverência, muito frevo pernambucano e manifestações culturais darão mais uma vez o tom de como será a festa de Momo. Há cerca de 8 anos, um de seus integrantes, teve a ideia de levar a marca da Tabacaria para prestigiar a folia no interior e foi ficando. Na linha de frente, está o boneco gingante do poeta português Fernando Pessoa que se alinha à caricatura também em forma de boneco, do carnavalesco Mestre Jaime, criador da Bicharada.
O desfile já entrou pro calendário da folia e ganhou apoio da Prefeitura que este ano mantém o mote de fazer O Melhor Carnaval do Sertão. Uma das novidades, segundo a secretária de Cultura, Paava Carvalho, será a presença de integrantes do Bloco Pierrot de São José, de Recife. Os foliões serão puxados por três orquestras, a do Maestro Paixão, Imperial e Orquestra Cultura Pernambucana. Na ala da cultura popular estarão as Companhia de dança Eparrê Oyá e Soul Dance.
“A Tabacaria começou tímida e tem virado tradição em Salgueiro atraindo cada vez mais, o maior número de pessoas de todas as idades incluindo crianças que fazem a festa nas ruas. O bloco figura como largada do carnaval do Salgueiro seguido do Desfile das Virgens que anuncia a festa de Momo”, explica a secretária. O desfile também se traduz na diversidade cultural ao atrair blocos, grupos folclóricos e foliões que inovam nas fantasias.
De acordo com os organizadores, a concentração para a saída da Tabacaria, começará a partir  das 16:00h no bairro da Bomba, onde funcionará um dos polos da folia no carnaval. Lá, as orquestras farão o aquecimento para o bloco que seguirá pela avenida Agamenon Magalhães, cruzará a rua Otávio Leitinho e seguindo pela avenida Antônio Angelim até o Giradouro do Prado.

Depois da Tabacaria, a comunidade faz a contagem regressiva para cair de fato na folia com a programação deste ano anunciada na última semana pelo prefeito Marcones Sá, durante puxada de frevo no Centro Vocacional Tecnológico – CVT. A programação eclética, mantém a parceria da Prefeitura, Fundarpe e Empetur e vai misturar frevo, marchinhas, axé-music, pagode, samba e os sons calientes do Pará.
Serão cinco dias animação a partir de sexta-feira com a largada das Virgens puxadas por um trio elétrico. A cada noite um trio elétrico vai puxar os foliões em todo corredor da folia com animação comandada por Black Style, D’tribos, Jameckson, Voa Voa e Jairoca.
O palco de shows do polo da Bomba, receberá a partir do sábado (1º) bandas e cantores populares a exemplo da Barca Maluka fazendo a matinê das crianças, as bandas Santa Clara, Bamboa e Sem Compromisso, Tiaguinho e Banda, Geraldinho Lins, Calypso e o cantor Alcymar Monteiro mostrando seu talento para o frevo já que lançou cinco discos sobre o gênero.
Nas ruas, os blocos da Saudade, dos Sanfoneiros, o Maracatu Baque-Virado Nação Salgueirense, A Bicharada e os diversos blocos jovens que costumam sair com suas batucadas ou paredões de som, também entrarão em cena nos tradicionais corços de domingo até a madrugada da quarta-feira de cinzas.(Blog do Banana)
Blog: O Povo com a Notícia