Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Blogueiro de Inajá-PE, aparece no quebra pau no Palácio do Planalto em Brasília

O blogueiro da cidade de Inajá-PE, Puan Guerra aparece nas imagens da TV Globo pelo Bom Dia Brasil desta quinta-feira (13), durante uma manifestação do MST em Brasília. 

Para ver o Vídeo clica (aqui).
Depois do confronto com a polícia durante um protesto na quinta-feira (12), a presidente Dilma vai se reunir com o Movimento dos Sem-Terra. Ao todo, 42 pessoas ficaram feridas. 

Foram cenas de violência. Policiais e manifestantes ficaram feridos. Em Brasília, os sem-terra participam de um congresso com representantes de todo o país.

A passeata tomou a Esplanada dos Ministérios. O trânsito no centro de Brasília ficou complicado durante toda a tarde. Os manifestantes foram até a Embaixada dos Estados Unidos e ameaçaram jogar lixo em frente ao prédio, mas a polícia impediu.

De volta à Esplanada, os manifestantes passaram pelo gramado do Congresso e pelo Supremo Tribunal Federal. O ministro Ricardo Lewandowski decidiu suspender a sessão: “Tenho notícia da segurança de que nós estamos correndo um risco de invasão”, disse.


Em frente ao Palácio do Planalto, houve confronto com a polícia depois que uma grade foi derrubada. Um policial chutou um dos manifestantes, que reagiram, atirando uma parte da grade, um tambor de plástico e pedaços de paus.

A polícia usou gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Manifestantes cercaram um grupo de policiais. Um deles atirou para o alto. Em outro momento, coordenadores do MST tentaram proteger os policiais.

Segundo a Polícia Militar, 30 policiais ficaram feridos. O MST informou que 12 manifestantes também se machucaram, sem gravidade.

Logo depois da confusão em frente ao Palácio do Planalto, por volta de 18h, a passeata se dispersou e os manifestantes voltaram para o acampamento.

Os sem-terra estão em Brasília para o Congresso Nacional do MST, que vai até sexta-feira. Dizem que a reforma agrária está parada e que pouco mais de sete mil famílias foram assentadas no ano passado.

“O governo vem atrasando muito a reforma agrária e é uma insatisfação muito grande porque o agronegócio, aliado com as transnacionais, vem tomando conta de toda a agricultura brasileira”, afirma o diretor do MST, Alexandre Conceição.

O governo contesta: “Nos assentamos mais de 30 mil famílias no ano de 2013, assentamos 75 mil famílias nos últimos três anos, sejam em novos imóveis desapropriados, em lotes vagos ou em terras públicas destinadas à reforma agrária”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.


No encontro com a presidente Dilma, os representantes dos sem-terra vão cobrar ação do governo para acelerar a reforma agrária. Com informações do Blog Robson Cordeiro/G1.

Blog: O Povo com a Notícia