Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bonecos gigantes recebem os foliões 2014 de Belém do São francisco


Zé Pereira (1919) e Vitalina (1929), os primeiros bonecos gigantes do Brasil e os principais símbolos do carnaval de Belém do São Francisco, serão os “recepcionistas” dos foliões que escolherem o município sertanejo para curtir o Carnaval 2014.Duas estruturas de aço (foto) que reproduzem com fidelidade o modelo dos ilustres bonecos estão sendo erguidas no trevo de acesso a algumas das mais importantes avenidas e ruas da cidade, em frente a um posto de gasolina, na BR-316, num ponto estratégico, evidente, que fará da presença dos bonecos um marco de expectativas para a folia. Mais: os bonecos irão trazer um sentimento novo ao espírito carnavalesco dos munícipes e dos visitantes, pois representarão mais do que o início das festas, patentearão a relevância de Zé Pereira e Vitalina para o contexto histórico e cultural de Belém do São Francisco. Aliás, os mesmos permanecerão onde estão sendo erigidos mesmo após o carnaval, o que intensificará e perpetuará ainda mais o referido sentimento.
As estruturas têm uma média de 6,80 metros de altura, estando inevitavelmente visíveis para qualquer um que transitar pelas vias de entrada ou saída da cidade – que, diga-se de passagem, já está em festa, visto que já realizou o Baile Municipal, na AABB local, festa tradicional que reuniu, além de muitos foliões, figuras notáveis da mídia e da política estadual.
Situada no interior de Pernambuco, estado famoso e tradicionalíssimo no período carnavalesco, e banhada pelo “Velho Chico”, Belém do São Francisco sempre teve como características no carnaval a animação constante e o título de polo estadual – muito disso incontestavelmente conquistado com a participação sempre contagiante de Zé Pereira e Vitalina, “os primeiros bonecos gigantes do Brasil”. Portanto, toda homenagem a estes tão valiosos e imortais personagens é – e sempre será – digna. (Gilmar Dantas)
Blog: O Povo com a Notícia