Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 23 de fevereiro de 2014

México anuncia prisão do traficante mais procurado do país

O mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, líder do cartel de Sinaloa e o narcotraficante mais procurado por Estados Unidos e México, foi capturado pela Marinha mexicana em Mazatlán (Sinaloa, norte) sem aparentemente um só tiro, informou à AFP uma fonte das forças de segurança americanas.

Guzmán foi detido às 6h locais (8h de Brasília) em um resort da cidade costeira de Mazatlán, em uma operação com informações da DEA (Drug Enforcement Administration), a agência americana de combate às drogas.

"Nós o monitoramos ativamente durante cinco semanas. Por esta pressão, escapou (de Culiacán) nos últimos dois dias para Mazatlán", disse à AFP uma fonte americana que pediu anonimato.

"Um pequeno contingente de pessoas estava com ele no momento da detenção", completou, antes de informa que o detento será levado para a Cidade do México.

Desde o dia 13, as forças de segurança mexicanas iniciaram uma intensa e ininterrupta operação em Culiacán, capital de Sinaloa. O objetivo era a captura de "El Chapo" e de seu sócio Ismael ´Mayo´ Zambada, um dos principais líderes do cartel de Sinaloa.

Na sexta-feira, a operação obteve a detenção de Jesús Peña González, um dos chefes de segurança de ´Mayo´ Zambada.

"El Chapo" Guzmán fugiu em 2001 da penitenciária de Puente Grande, Jalisco (oeste), considerada de segurança máxima, escondido em um carro de lavanderia.

Além de ser o narcotraficante mais procurado pelos Estados Unidos, ele é considerado pela revista Forbes o criminoso mais poderoso do mundo.

Pela captura de Guzmán, a justiça mexicana oferecia uma recompensa de 30 milhões de pesos (2,3 milhões de dólares), enquanto os Estados Unidos ofereciam US$ 5 milhões. (AFP)

Blog: O Povo com a Notícia