Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tubarões sofrem ataques de humanos em Noronha

Você não leu errado, foi isso mesmo. Duas pessoas foram multadas em Fernando de Noronha por atacar tubarões. Eram filhotinhos, é verdade, mas continuam sendo tubarões. O Instituto Chico Mendes multou dois acusados de molestar filhotes de tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. Um deles é morador da ilha e o outro é parente de um morador.

Os acusados tiraram os animais da água, e ficaram “brincando” com os filhotes da espécie limão, o que é considerado um crime. Cada infrator terá que pagar uma multa de cinco mil reais. “Nós autuamos os acusados e vamos remeter o caso para o Ministério Público Federal para abertura de processo”, infirmou Eduardo Macedo, coordenador de Proteção do Parque Nacional Marinho.

Segundo o coordenador, a infração é um risco também para os acusados. “O tubarão poderia reagir, morder a pessoa. O que aconteceu, de fato, foi um ataque de ser humano ao tubarão”, avaliou Eduardo Macedo. “ Os filhotes procuram Noronha porque se sentem seguros aqui. Desta forma, o homem acaba representando uma ameaça a espécie”, declarou.
 
O pesquisador de tubarões, Leonardo Veras, concorda com a opinião do coordenador do Parque. “Isso é um absurdo. Os animais estão acostumados com um relacionamento amistoso com as pessoas na ilha. O tubarão deve ser visto, nunca tocado” indicou o especialista. Veras informou que este é o período de reprodução da espécie limão, por isso os filhotes são visto com mais facilidade e chegam próximos a areia.
Leonardo acredita que a tendência é que o número de tubarões cresça em Fernando de Noronha. “Permanecendo as medidas de preservação que estão sendo adotadas na ilha, o número de filhotes só deve se multiplicar”, disse. “Eu acredito que em dez anos Noronha vai se transformar na ilha dos tubarões”, previu o pesquisador. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia