Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 15 de março de 2014

Doe sangue pelo Brasil: campanha convocará 20 mil doadores de sangue para espalhar solidariedade pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014

Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas? Muitas pessoas têm consciência disso e reservam parte do seu tempo para praticar um simples gesto de carinho e fazer o bem. Apesar da iniciativa desses heróis, faltam doadores nos nossos hemocentros.
Para se ter uma ideia, segundo uma informação do Ministério da Saúde, apenas 2% da população brasileira tem o hábito de doar sangue regularmente, o que equivale a 300 mil doações ao mês. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse número é quase três vezes maior. Ja na Coreia do Sul, o percentual de doadores chega a 4,6%.
Os dados seriam bem mais animadores se as pessoas soubessem a diferença que esse ato de bondade ao próximo faz na vida de pessoas que necessitam do sangue para sobreviver. Com mais gente doando, as famílias com entes queridos no hospital não teriam que sair às pressas para buscar doadores e as filas das cirurgias andariam mais rápido, por exemplo.
Ação inédita no país salvará um Maracanã de vidas
Para virar o jogo do baixo número de doadores e provar que o carinho está no sangue dos brasileiros, uma ação inédita irá movimentar o país até a Copa do Mundo: o Tour do Carinho. Trata-se de uma iniciativa da Johnson & Johnson - patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014 - que irá percorrer as 12 cidades-sedes do evento para realizar a maior campanha de doação de sangue do Brasil.

Um ônibus especial irá operar por cerca de quatro dias em cada cidade, com o objetivo de, no final, coletar 20 mil doadores e salvar um Maracanã de vidas - o equivalente a 80 mil vidas salvas. O tour começará em São Paulo, entre os dias 13 e 16 de março, na Praça da Sé e depois seguirá viagem pelas outras onze cidades do Mundial. O Rio, que receberá a partida final da Copa, será o último destino do ônibus, já às vésperas do início do evento.
No site (www.dousanguepelobrasil.com.br), será possível acompanhar o roteiro do ônibus e saber quando e onde ele passará na sua cidade. Além disso, em um infográfico representando o Maracanã, os interessados poderão ver quantas vidas foram salvas até o momento, com dados atualizados diariamente. A página contará também com mitos e verdades sobre a doação de sangue e depoimentos de quem já precisou desse gesto nobre de carinho.
Em paralelo às doações, acontecerá uma intervenção colaborativa bem bacana feita pelo artista Eduardo Srur, famoso por suas intervenções urbanas criativas. No momento da doação, a pessoa receberá um coração de vinil, escreverá seu nome e colocará dentro de uma bolsa de sangue gigante de 4 metros de altura. No final da campanha, em frente ao estádio mais famoso do Brasil, o Maracanã, as bolsas de doações repletas de coraçõezinhos, carinho e solidariedade ficarão expostas ao público.
Quer participar e fazer parte desse tour? Doar sangue é simples, rápido, seguro e recompensador tanto para quem doa quanto para quem recebe. Quem faz esse gesto de carinho garante que o melhor de tudo é imaginar que aqueles 50 minutos de procedimento - que pode ser repetido três vezes ao ano - ajudarão a salvar vidas de pessoas doentes e acidentadas, além de contribuir para colocar um sorriso no rosto de crianças com leucemia; grupo que necessita de sangue com frequência.
Acompanhe o Tour do Carinho pelo www.carinhoinspiracarinho.com.br/campeoesdocarinho e não deixe de doar sangue quando o ônibus estiver em sua cidade. O seu gesto de carinho será muito importante para salvar um Maracanã de vidas! #DouSanguePeloBrasil. (msn)

Blog: O Povo com a Notícia