Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 12 de março de 2014

Governo X PMDB X PT: quem é que ainda aguenta isso?


Vamos falar bem a verdade: ninguém aguenta mais este interminável arranca-rabo entre o governo Dilma e os dois maiores partidos da base aliada em torno da troca de ministros e da formação dos palanques estaduais. Desde o final do ano passado, não há outro assunto em Brasília a não ser este varejão da política que consome todo o tempo do governo e dos partidos em reuniões que não decidem nada e só servem para marcar novas reuniões.

E tudo isso apenas por causa dos seis minutos que o PMDB tem na propaganda eleitoral ou alguém imagina que as divergências se devem à discussão de um projeto para o país visando os próximos quatro anos, caso a atual aliança seja reeleita? Ou alguém vai votar em Dilma porque ela tem o apoio do PMDB e Michel Temer como vice?

É tudo um grande teatro da política do absurdo que até agora só serviu para trazer ao palco principal uma figura menor do pior fisiologismo, o deputado Eduardo Cunha, do PMDB carioca, que faz ameaças e fala como se fosse líder da oposição, mas não larga os ossos que tem no governo _ ao contrário, quer mais.

Como o PMDB não é um só partido, mas vários _ o do Sarney, o do Renan, o da bancada do Senado, o da bancada da Câmara e o dos "independentes" que só jogam contra _ a presidente da República é obrigada a falar com um por um separadamente, consumindo com a administração de picuinhas partidárias a agenda que deveria ser dedicada aos graves problemas que o país enfrenta em diferentes áreas.

Ainda não consegui descobrir onde Dilma quer chegar com a embromação desta reforma ministerial que se arrasta há meses, só dando munição para os candidatos da oposição e aos setores do empresariado cada vez mais contrariados com a presidente.

O melhor sintoma de que as coisas não vão bem, e falta um norte para o governo neste momento, é que de uns tempos para cá ninguém mais quer falar nem em off, ninguém atende às ligações no Palácio do Planalto, nem dá retorno. Cada um que escreva o que quiser porque o governo, tão cheio de certezas, não tem explicações a dar sobre o que está acontecendo.

Não dá para entender este comportamento defensivo do governo, enquanto as pesquisas lhe são amplamente favoráveis e a oposição continua se arrastando, mais preocupada em atacar Dilma do que em se apresentar ao eleitorado com propostas para o país.

Já estamos no terceiro mês de 2014, e até agora o Congresso não discutiu nem aprovou nenhum projeto importante para o país, não há sinal de qualquer mudança na condução da política econômica, que não vai bem das pernas, o norte do país se afoga nas águas e o sul corre risco sério de ter racionamento de água e de luz por causa da seca, a violência corre solta e novas greves ameaçam serviços públicos básicos.

Está na hora de virar o disco e cuidar do que realmente importa, pois ninguém suporta mais esta distância entre as reuniões sem fim de Brasília para administrar o presidencialismo de coalizão, que está com o prazo de validade vencido, e os grandes desafios do país real.

Afinal, faz alguma diferença para o caro leitor/eleitor saber quantos ministérios tem o PMDB ou o PT, e em quantos Estados os dois partidos estarão aliados nas eleições estaduais? (R7)

Blog: O Povo com a Notícia