Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 28 de março de 2014

PE é 1º estado em número de queixas contra planos de saúde, diz ANS

O estado de Pernambuco é o que mais registra reclamações contra planos de saúde, proporcionalmente ao número de beneficiários. Só em janeiro e fevereiro deste ano, foram 970 ocorrências. Esses dados foram repassados pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, durante o Encontro ANS - Edição Nordeste. O evento, que acontece nesta quinta-feira (27), no Recife, esclarece junto a integrantes do setor as medidas recém-anunciadas pela Agência.
Desse total de reclamações feitas em 2014, 70% são referentes a problemas na área de cobertura. Nos últimos 2 anos, cinco operadoras foram tiradas do mercado do estado por graves irregularidades, como negativa de atendimento e restrição da área de cobertura. Cerca de 200 mil pessoas foram prejudicadas pela saída dessas empresas do mercado.
Mudanças
Entre as novas medidas anunciadas pela ANS está a determinação para os planos de saúde resolverem em até cinco dias problemas ligados ao atendimento de pacientes. Se a reclamação foi sobre reajuste e quebra de contrato, o prazo é de 10 dias.
"Caso não seja resolvido o problema do consumidor e ele tenha razão em sua reclamação, a operadora será punida com multas", afirmou Longo. A ANS também determinou que as operadoras vão ter que prestar informações mais detalhadas sobre a qualificação dos prestadores de serviço -- norma que entrou em vigor este mês. No guia médico, por exemplo, não vão constar apenas informações sobre o nome do profissional e onde eles atendem. A agência também passa a intervir no reajuste de mensalidade do plano de contratos coletivos, a terceira maior causa de reclamações.
Reclamações podem ser feitas através do telefone da ANS, o 0800 701 9656, ou no site da agência. saiba mais No Recife, diretor da ANS esclarece dúvidas sobre planos de saúde.
Blog: O Povo com a Notícia