Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 30 de março de 2014

Petrolina: Boato de contágio do HIV por exame assusta moradores do Sertão de PE

A notícia de que falsos exames de glicemia que estariam transmitindo o vírus do HIV/Aids tem agitado os sites de mídias sociais. Moradores de Petrolina, Sertão pernambucano, tem trocado mensagens com essa notícia e parte da população está assustada.
A mensagem está sendo disseminada relata que um suposto enfermeiro, portador do vírus da Aids, estaria utilizando o material do teste de glicemia para transmitir o vírus a outras pessoas. As vítimas estariam sendo abordadas nas ruas da cidade e ao aceitarem furar o dedo para retidada da amostra de sangue, aconteceria o contato com o material infectado.
“Uma amiga passou a mensagem e eu achei importante compartilhar porque hoje em dia não se pode mais confiar. Muita gente age de má fé”, explicou a dona de casa Wanessa Vieira Lins, de 26 anos, que mora em Petrolina.

Já a auxiliar administrativa, Maíra Coêlho Freire, de 28 anos, não acreditou na informação passada. “Quando uma coisa é lançada na internet não dá para acreditar. Eu não vi nenhum veículo noticiando, então não compartilhei”, relatou.
G1 entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina que, através da Secretaria de Saúde, oferece gratuitamente o exame. De acordo com a assessoria do governo municipal, não há agentes de saúde fazendo esse tipo de exame nas ruas da cidade.
Em nota a secretaria informou que os testes de glicemia realizados no município seguem todas as normas de segurança requeridas pelo exame. “Todo pessoal que realiza o exame é devidamente uniformizado e identificado, bem como todo material utilizado é descartável, excluindo todo risco da transmissão de qualquer doença”.
A nota esclarece que a recomendação é para que os exames sejam realizados nas Unidades de Saúde ou em eventos promovidos pela prefeitura, onde toda equipe esteja devidamente identificada. E qualquer dúvida a secretaria e a ouvidoria do município, através do número gratuito 156, estão à disposição dos moradores.
A prefeitura destacou ainda que está alerta para qualquer tipo de ação que coloque em risco a saúde do moradores de Petrolina. E caso alguma evidência sobre o caso apareça na cidade, a polícia será imediatamente acionada. (G1)
Blog: O Povo com a Notícia