Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pernambuco sai na frente e realiza Encontro Estadual rumo ao III ENA

pam
Cerca de 80 participantes, entre agricultores, agricultoras e assessoria técnica do Estado de Pernambuco participam hoje e amanhã (30) do Encontro Estadual da ASA Pernambuco. O objetivo do Encontro é discutir as experiências em agroecologia no Estado na perspectiva de preparar para o III Encontro Nacional de Agroecologia, que acontece entre os dias 16 e 19 de maio, na cidade de Juazeiro, na Bahia. Com o tema Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro, o encontro está sendo sediado na sede do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, em Glória do Goitá.
Pernambuco foi o único Estado a realizar um Encontro Estadual preparatório para o III Encontro Nacional de Agroecologia. “Realizar uma atividade como é o Encontro Estadual no período da chegada das chuvas, é um desafio. Mas o objetivo é de estar discutindo nossas experiências no Estado, e olhar como nós estamos fazendo o debate da agroecologia à luz dos saberes dos agricultores e das agricultoras”, disse Neilda Pereira, Coordenadora Colegiada da ASA Pernambuco.

Na manhã de ontem (29), além de conhecer as unidades pedagógicas de produção orgânica do Serta, foi apresentado o Painel Agroecologia, Juventude e Mulheres a partir da atuação da ONG Casa da Mulher do Nordeste (CMN), SERTA e da Pastoral da Juventude Rural (PJR).
À tarde a programação continua com o Painel Políticas Públicas voltadas para a Agroecologia, com a apresentação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), com a presença de representantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e Agricultura Familiar (SEAF).  A programação do primeiro dia encerrará com um debate em plenária e apresentação de grupo cultural.
Blog: O Povo com a Notícia