Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Belém do São Francisco: Compesa diz que não há desabastecimento de água

No dia de hoje (10), O Blog O Povo com a Notícia compartilhou uma matéria do Blog do Magno Martins, onde Magno publicou a seguinte matéria. 
Colapso em Belém: A Compesa deixou Belém do São Francisco sem água. O colapso se deu porque o novo sistema de abastecimento, que deveria ter sido concluído desde dezembro do ano passado, virou uma obra inacabada, provocando uma grande revolta na população, que voltou ao tempo das cavernas, tomando banho de cuia, mesmo a cidade estando na beira do rio São Francisco. Em resposta a matéria publicada, a Compesa enviou uma carta para o mesmo.

 Prezado Magno,

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa - esclarece que a cidade de Belém do São Francisco, no sertão do Estado, não passa por uma crise de abastecimento, nem existem motivos para o sentimento de revolta da população, citado por seu blog.

Pelo contrário, o sonho de ter água 24 horas nas torneiras tornou-se uma realidade. Para isso, a Compesa trabalha diariamente, concentrando todos os esforços para que este objetivo seja atingido.

Para que você possa esclarecer os seus leitores, segue um resumo dos investimentos feitos pela Compesa no município e sobre a real situação do abastecimento de Belém do São Francisco.

A Compesa concluiu, em dezembro de 2013, uma obra com investimentos de R$ 3,9 milhões. Foram assentados cerca de 46 km de tubulação de variados diâmetros.

Também foi construído um reservatório elevado de 800 m³ e reformado o reservatório já existente de 500 m³. Para reduzir as perdas, também foram instalados/substituídos cerca de 3.900 hidrômetros. Atualmente, a cidade recebe água 24 horas por dia (antes o rodízio era de 12 horas).

Quanto às pendências de obra, é preciso esclarecer que após a conclusão dos trabalhos foi constatada a necessidade de alguns serviços complementares, referentes a interligações de redes e remanejamento de ligações domiciliares.

Esta nova etapa não pôde ser realizada com os recursos do contrato, que já haviam sido aplicados, inclusive com os 25% previstos pelo aditivo, permitido por lei, já que a Compesa é uma Empresa de Economia Mista e precisa, portanto, obedecer às Leis de Licitação. Sendo assim, outro processo licitatório está sendo executado, visando a viabilização dos novos serviços.

Apesar disso, a Compesa pode assegurar que os serviços que ficaram pendentes não ocasionam falta de água. O que acontece é que a prefeitura municipal está realizando trabalhos de pavimentação de ruas, inclusive serviços de terraplanagem, que provocam estouramentos nas redes distribuidoras, causando desabastecimento em determinados setores da cidade, o que é inerente a este tipo de serviço.

Quando isso ocorre, nossas equipes buscam solucionar o problema o mais rápido possível. Em média, a Compesa leva cinco horas para fazer a água retornar às torneiras dos nossos clientes.

Ficamos certos de que as informações acima serão de extrema utilidade para os seus leitores e colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento. (Assessoria de Imprensa)

Blog: O Povo com a Notícia