Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Nordeste tem mais eleitoras e menos candidatas que o restante do País

O Nordeste é a região do País com o maior percentual de eleitoras e o menor de candidatas nas eleições deste ano. É o que mostra levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Hoje, existem 20 milhões de mulheres dente os 38,2 milhões de eleitores aptos a votar em outubro. O percentual equivale a 52,41% do eleitorado.
Apesar disso, apenas 30,26% dos candidatos da região que deram entrada no registro de suas candidaturas na Justiça Eleitoral são mulheres. São 1.698 candidatas entre os 5.593 postulantes a um cargo eletivo no Nordeste brasileiro.
O número é muito próximo da cota mínima de 30% determinada pelo Artigo 10 da Lei 9.504/97. Procurado o TSE informou que o descumprimento da norma pode acarretar no pedido de impugnação de toda a coligação proporcional.
Dos 55 nordestinos que se candidataram ao posto de governador, apenas seis são mulheres: Eliane Novaes (PSB-CE); Lidice da Mata (PSB-BA); Lourdes Melo (PCO-PI); Renata Mallet (PSTU-BA); Prof. Sônia Meire (PSOL-SE); e Simone Dutra (PSTU-RN).
O número é maior na briga pelo Senado. São 13 candidatas a senadora, num universo de 53 postulantes. A lista inclui nomes como o da ex-corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon (PSB-BA), da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB-RN).
Nos nove estados que compõe o Nordeste, existem 478 mulheres concorrendo ao cargo de deputada federal e 1.168 ao de deputada estadual. Os números representam, respectivamente, 31,06% e 30,88% do total de candidatos a esses cargos.
O saldo positivo é que o Nordeste tem o estado com o maior número de candidatas do País: o Rio Grande do Norte, com 32,66%. O pior colocado do Nordeste é o Maranhão, com 27,27% de candidatas. No ranking nacional, o Tocantins aparece em último com percentual de candidatas de 20,09%.
Blog: O Povo com a Notícia