Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Polícia Federal em Pernambuco prende estrangeiro belga procurado pela Interpol


A Polícia Federal em Pernambuco através de sua Representação Regional da Interpol prendeu no dia 05.08.2014, por volta das 10:00 em Olinda-PE, o estrangeiro belga JOHAN ALBERT GILBERT VAN GHEEL, corretor de imóveis, 45 anos, natural da Antuérpia na Bélgica, ele estava sendo procurado pela Justiça da Bélgica desde o ano de 2006, por supostamente manter esquema de tráfico internacional de mulheres para fins de prostituição, lavagem de dinheiro e facilitação de documentos sendo condenado a 08 (oito) anos de reclusão.

JOHAN chegou em Recife em março de 2006 e em 2011 conseguiu um visto permanente para ficar no Brasil em virtude de ter casado com uma brasileira no ano de 2010 (a justiça nesses casos sempre faz prevalecer o interesse familiar e também não havia pedido de extradição formal, nem inclusão de difusão vermelha incluído pelo governo belga), estando para isso legal em território brasileiro onde teve direito de até obter carteira de motorista.  Segundo a polícia da Bélgica a Organização Criminosa mantida por ele era responsável por levar mulheres da Romênia para se prostituirem na Bélgica, onde eram mantidas em cárcere privado trabalhando para a organização. Por meio do esquema criminoso chegou a construir um vasto patrimônio ilícito mantido pelas fraudes.

Com a expedição de mandado de prisão pelas autoridades belgas, o suspeito fugiu para o exterior (Brasil) e em agosto de 2013 a justiça belga solicitou a inclusão dos seus dados na Difusão Vermelha da INTERPOL, e a partir daí passou a ser procurado nos 190 países que compõe a Organização Internacional de Polícia Criminal – OIPC.

Ele foi preso quando estava saindo de sua residência em Olinda por policiais federais que já haviam feito um levantamento prévio da sua residência desde o dia 12 de junho deste ano quando o Supremo Tribunal Federal expediu através de medida cautelar a concessão de sua prisão para fins de extradição solicitado pelo governo da Bélgica. O preso após fazer exame de corpo de delito no IML- Instituto de Medicina Legal foi encaminhado para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição do Supremo Tribunal Federal aguardando o julgamento de seu pedido de extradição.
Assim que for concedida a sua extradição pelo Supremo Tribunal Federal policiais federais pernambucanos tratarão de entregá-lo para policiais federais belgas que virão até o Brasil e o recambiarão até a Bélgica onde deverá cumprir a pena pelos crimes que lhe são imputados.

Em conversa com o preso JOHAN  negou participação nos crimes informando que tudo era uma armação da Polícia Federal da Bélgica para prejudicá-lo em virtude dele ter sido usado por eles como informante com o objetivo de alugar seu imóvel para os traficantes de mulheres  se hospedarem com as vítimas trazidas da Romênia para fins de exploração sexual, após um tempo resolveu não mais prestar apoio aos federais, razão pela qual por vingança e retaliação o envolveram como sendo integrante da quadrilha, porém a justiça belga não aceitou o argumento do foragido. (Blog do Adielson Galvão)

Blog: O Povo com a Notícia