Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Regulamentação da maconha está em debate no Senado nesta manhã. Internautas podem participar no Portal E-cidadania

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove audiência pública interativa nesta manhã sobre a regulamentação da produção, comércio e uso da maconha. Para participar da transmissão ao vivo enviando comentários, o internauta pode acessar o Portal E-cidadania do Senado.

Participam do debate Nivio Nascimento, do programa Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e o coronel Jorge da Silva, ex-chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O tema entrou na pauta de discussões no Senado devido a uma sugestão popular enviada pelo Portal e-Cidadania (SUG 8/2014). Pela sugestão em análise na CDH, seria considerado legal “o cultivo caseiro, o registro de clubes de cultivadores, o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda de maconha no atacado e no varejo e a regularização do uso medicinal”.

Agora, a comissão aguarda relatório do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para decidir se a sugestão vai virar projeto de lei.

Audiências

Antes de opinar sobre a sugestão popular, Cristovam pediu a realização de uma série de debates. No primeiro, em junho, o secretário Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada, destacou o efeito positivo da legalização do comércio da droga sobre a criminalidade naquele país. Ele ressaltou que o Uruguai, que despenalizou o uso de drogas há 40 anos, registra evolução do consumo e de seus efeitos colaterais semelhante ao de países que mantêm a criminalização.

Na fase de abertura da palavra a pessoas que acompanhavam aquela audiência, no entanto, houve muitas manifestações contrárias à regulamentação, enfatizando, por exemplo, o risco de a maconha levar ao consumo de drogas consideradas mais nocivas.

Cristovam Buarque preside a reunião desta segunda (11), que acontece na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

Participe: 

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Agência Senado