Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SSP investigará vídeo que mostra humilhação de jovens


Manaus - O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Paulo Roberto Vital, determinou a investigação sobre a veracidade de um vídeo, apresentado a ele pela reportagem do PortalD24AM, na noite da última segunda-feira, que mostra supostos policiais militares da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) submetendo dois jovens a uma série de humilhações como socar um ao outro e trocar beijos.   


A investigação será executada pelo Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que vai abrir uma sindicância para investigar as circunstâncias da gravação que circula nas redes sociais.

O vídeo tem duração de 1min13s e foi gravado em uma sala com características de alojamento militar, onde é possível visualizar uma cama e armários. No áudio, é possível ouvir a fala de quatro supostos PMs.

Humilhação

As imagens mostram, primeiramente, um dos policiais com um pedaço de madeira, obrigando os jovens a fazerem flexões, em uma espécie de disputa.

Em seguida, os policiais obrigam os garotos a trocarem socos no rosto e dizer frases que exaltam a Cicom, enquanto se agridem fisicamente. “Vai falar: 3ª Cicom é f...! (sic)”, obriga um dos supostos PMs, no vídeo.

Os homens ainda chamam os dois jovens de “índio” e “africano” e alertam que, caso não batessem um no outro, eles seriam obrigados a se beijar. Os dois garotos iniciam as agressões, a mando dos policiais. Mesmo obedecendo a ordem, eles são obrigados a se beijar. “Agora dá um beijinho para selar as pazes e falem que não vão roubar mais (sic)”.

Após ver o vídeo mostrado pela reportagem do PortalD24AM, o secretário da SSP, Paulo Roberto Vital, determinou ao subcomandante da PM, coronel Eliézio Almeida de Souza, que também teve acesso ao vídeo, que abrisse a sindicância.

“É um caso que precisa de apuração. Já vamos pedir para o comando da Polícia Militar apurar, porque o vídeo precisa ser periciado, para sabermos se o caso ocorreu na Cicom e, se comprovado, tomaremos as devidas providências”, comentou. O prazo para o resultado da sindicância não foi divulgado pela PM. 

Blog: O Povo com a Notícia