Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estudiosos da Europa visitam Sertão para discutir preservação de jumentos

Alternativas de preservação dos asininos, animais popularmente conhecidos como jumentos, serão discutidas durante encontro promovido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Petrolina, Sertão pernambucano. A reunião, que será realizada nesta segunda (29) e terça-feira (30) contará com a participação de estudiosos de instituições da Inglaterra e de Portugal.

Segundo a professora da Univasf, Adriana Gradela, o objetivo do encontro é desenvolver atividades conjuntas de extensão e pesquisa, visando a preservação desses animais. A programação começa às 8h30 da segunda com uma reunião com o Dr. João Rodrigues da 'Faculty of Veterinary Medicine' e da 'University Lusofona de Humanidades e Tecnologias' em Lisboa, Portugal; Dr. Kevin Brown do 'The Donkey Sanctuary' na Inglaterra; o Dr. Hélio Cordeiro Manso Filho da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); além de representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO-PE).

O grupo também fará uma visita ao campus de Ciências Agrárias da Univasf e ao Parque dos Jumentos, local criado em Petrolina para preservação dos jumentos. “Vamos discutir as alternativas para preservar esses animais que embora a gente veja com muita frequência, é um patrimônio da nossa região. Além disso, pouco se conhece do patrimônio genético”, justificou Adriana Gradela.

Sobre o Projeto Carroceiro

A professora da Univasf Adriana Gradela também é coordenadora do projeto de extensão Carroceiro. A iniciativa também será compartilhada durante o encontro de estudiosos realizado na segunda e terça-feira. O projeto trabalha para garantir o bem-estar para os animais de tração utilizados nas cidades de Petrolina, Juazeiro, na Bahia, entre outros municípios do Vale do São Francisco.

Entre as atividades o grupo de alunos de Medicina Veterinária visita as feiras livres, cadastrando e orientando os carroceiros quando as recomendações do trato com os animais de tração. Além disso, os animais são examinados clinicamente e recebem vacinas.

O projeto também promove cursos para universitários e veterinários e atividades dentro de escolas para passar informações sobre os cuidados com esses animais. Para outras informações sobre a iniciativa, basta entrar em contato através do e-mail: agradela@hotmail.com. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia