Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Treze anos após o 11 de setembro, combater o Taleban deixou de ser prioridade dos EUA

No dia 11 de Setembro de 2001, o mundo assistiu ao maior atentado terrorista da história dos EUA. Membros da rede Al Qaeda, liderados por Osama bin Laden, sequestraram três aeronaves; duas delas derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center e a terceira atingiu o Pentágono, matando milhares de pessoas. Sob o impacto do atentado, que deixou quase 3.000 mortos, o governo norte-americano iniciou uma ofensiva no Afeganistão acarretando na queda do regime Taleban, acusado de ter ligações com a Al Qaeda e de ajudar a esconder Bin Laden. Hoje, 13 anos após os ataques, o Taleban deixou de ser prioridade dos EUA, mas isso não significa que o grupo extremista tenha perdido completamente a força política e militar no país que governou durante cinco anos (1996-2001). “O Taleban ainda tem a capacidade de controlar o Afeganistão, onde a situação ainda é muito instável”, explica o professor de relações internacionais da ESPM, Heni Ozi Cukier

— Em grande parte, o grupo é dos percussores desse conceito de usar um território para uma organização terrorista global, no caso, a Al Qaeda. Toda a lógica de combate ao terrorismo vem fundamentada em cima do perigo de deixar um grupo terrorista conquistar um território nacional. Para Cukier, os lações entre o Taleban e a Al Qaeda existem até hoje e, ambos os lados, usam um ao outro de acordo com seus interesses. Diante disso, o professor alerta para um perigo maior: uma possível atuação do grupo no Paquistão, o único país muçulmano que possui uma bomba atômica.
— [O Paquistão] é um país muito instável, onde os riscos de proliferação nuclear são imensos. Para o país se fragmentar e cair em um redemoinho de caos é muito fácil.
Já Carlos Gustavo Poggio Teixeira, vice-coordenador do curso de Relações internacionais da PUC-SP, acredita que, no curto prazo, “será difícil os talebans tomarem o poder novamente”.
— Ainda que permaneça frágil, o governo afegão tem se consolidado, ao passo que o Taleban tem se fragmentado, com o surgimento de diversas facções internas.
Por outro lado, o surgimento dessas facções internar também pode ser considerado um problema para o Ocidente.
“Ao mesmo tempo que enfraquece o grupo, dificulta qualquer processo de negociação que seja necessária na região”, diz Teixeira.

Blog: O Povo com a Notícia