Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 11 de outubro de 2014

Acesso à Transposição em Floresta é bloqueada por caravana de produtores de Petrolândia

Na manhã deste sábado (11), cerca de 100 pessoas, representantes de vários segmentos de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, bloquearam com veículos a guarita de entrada à EBV1, no canteiro de obras do Eixo Leste da obra de Transposição do rio São Francisco, entre Petrolândia e Floresta. A caravana deixou Petrolândia por volta das 6h30 e chegou ao canteiro de obras às 7h30 desta manhã. O nosso parceiro Assis Ramalho acompanha o movimento e registra que nenhum veículo consegue entrar na obra em que Dilma Rousseff deverá gravar inserção do guia eleitoral, na próxima segunda-feira (13).

"Não somos contra a Transposição, somos contra a retirada de água da represa de Itaparica, na situação em que o rio São Francisco se encontra, em colapso". Este é o lema da caravana, decidida na noite de ontem, em reunião comunitária no Centro Cultural de Petrolândia. O anúncio da ligação de duas bombas para retirada de água do lago para os canais da Transposição, após os ribeirinhos receberam orientações para não realizar novos plantios, foi um dos estopins para a indignação da população do município.

De acordo com o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, se a água retirada fosse destinada a saciar a sede dos sertanejos, seria aceitável, porém, não é este o caso. A água levada aos canais não serão usadas para abastecimento humano, será perdida. "Tirar um pouco de quem tem pouco é tirar muito", enfatizou o prefeito durante a assembleia com a comunidade, referindo-se aos problemas já enfrentados por Petrolândia para abastecimento de água e prejuízos aos produtores rurais do município.

Mais pessoas são aguardadas no local para engrossar as fileiras de manifestantes, com mais veículos saindo de Petrolândia em direção ao canteiro. A presença do ministro da Integração Nacional para discutir a situação é uma das exigências da caravana.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, é aguardando no local para discutir as reivindicações dos produtores petrolandenses. Segundo informações, o ministro está se dirigindo a Floresta.

O lago de Itaparica, represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em Petrolândia, permanece o volume útil em decréscimo. Boletim divulgado pela ANA-Agência Nacional de Águas na noite de ontem (10), o reservatório do lago caiu para 17,19% em medição realizada na quinta-feira (09). A represa recebia 1.108 e liberou 1.108 m³/s naquele dia.

O mesmo boletim informa que a represa de Sobradinho iniciou a sexta-feira com 25,99% de volume útil. Segundo estudo do ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico, 25% é o volume mínimo esperado para o final do mês de novembro, com o sistema funcionando nos piores cenários já registrados. (Blog do Assis Ramalho)

Blog: O Povo com a Notícia