Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 11 de outubro de 2014

Aécio só perde no NE

Ao esmiuçar as pesquisas Datafolha e Ibope, apontando empate técnico na corrida presidencial de segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), o tucano bate a sua concorrente em todas as regiões do País, com exceção do Nordeste. A maior vantagem de Aécio aparece no Sul – 61% das intenções de voto contra 33% de Dilma.

No Sudeste, o tucano abre uma frente de dez pontos – 48% a 38%. No Norte e Centro-Oeste, há um empate técnico, mas numericamente Aécio está na dianteira – 46% contra 43%. Já no Nordeste, Dilma impõe uma diferença de 27 pontos. Ela tem 59% contra 32% do tucano. Teoricamente, se avançar mais cinco pontos no Nordeste, Dilma pode repetir 2010.

Na eleição passada, José Serra (PSDB), então adversário de Dilma no segundo turno, ganhou no Sul e Sudeste, mas quando as urnas do Nordeste foram abertas a presidente reverteu o quadro, tendo na região uma frente superior a 10 milhões de votos. Também, teoricamente, pode ocorrer o contrário.

Ou seja, num cenário em que Aécio venha a crescer ainda mais no Sul e Sudeste, Dilma não conseguiria tirar a diferença no Nordeste, porque o maior contingente eleitoral está concentrado nas suas regiões em que o tucano se apresenta favorito. O jogo começou com uma grande incógnita.

Ganha o candidato, portanto, que conseguir trazer o maior percentual de indecisos, que está baixo, em torno de 6%. Ganha, sobretudo, o candidato que errar menos, porque uma campanha radicalizada e imponderável como esta a maior estratégia é justamente primar pelos acertos, seja na propaganda eleitoral, na campanha de rua e nos debates. (Magno Martins)

Blog: O Povo com a Notícia