Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Aécio tem cinco armas para conquistar o eleitor do Nordeste

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) tem uma missão nesta campanha de segundo turno: conquistar o Nordeste. Na primeira rodada da eleição, o tucano obteve somente 15% dos votos na região que é o segundo maior colégio eleitoral do país.

Na reta final do primeiro turno, disposto a ultrapassar Marina Silva (PSB) e conquistar uma vaga para o embate final com Dilma Rousseff (PT), Aécio focou sua campanha na região Sudeste, especialmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, os dois com o maior número de eleitores no Brasil.

A estratégia deu certo. O tucano venceu em São Paulo e ultrapassou Marina em Minas, apesar de ter ficado atrás de Dilma. Foi suficiente para garantir a passagem para o segundo turno. Na rodada final desta eleição, porém, Aécio não pode se dar ao luxo de negligenciar o Nordeste. Por causa disso, o tucano tem assumido uma estratégia para conquistar corações e mentes nordestinas. Veja, abaixo, quais são as principais armas da candidatura do PSDB para aumentar sua penetração nos Estados do Nordeste.

As cinco armas para conquistar o eleitor do Nordeste

1. Evocação a Eduardo Campos

Aécio se esforçou para obter o apoio do PSB e da família do ex-governador de PE Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo. Campos era um dos nomes mais fortes da política nordestina dos últimos anos. Ao obter o apoio de sua família, o que aconteceu no sábado (11), Aécio ganhou o aval que queria para poder vender sua candidatura como aquela que dará continuidade ao projeto do ex-governador. 

2. Ampliação do Bolsa Família

Tido como um dos maiores "cabos eleitorais" do governo Dilma na região, o programa social Bolsa Família tem recebido atenção especial de Aécio. Em mais de uma oportunidade, o tucano já reiterou que não irá, caso eleito, extinguir o programa. Pelo contrário, afirma o candidato, irá aprimorá-lo e aumentar sua abrangência. Além disso, ele tem se esforçado para descolar a marca do Bolsa Família do PT.

3. Se aproximar de políticos locais

Ciente de que seu nome e sua imagem não possuem a mesma penetração no Nordeste que têm no Sul e Sudeste, Aécio procura lastrear sua candidatura atrelando-a a lideranças políticas locais. Daí a importância do apoio da família Campos. Daí a importância do ato que reuniu mais de cem políticos a seu favor, incluindo ACM Neto (DEM-BA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

4. Lembrar a "Minas Gerais do Nordeste"

Para reforçar a ideia de que "governa para os pobres", e que, portanto, irá governar buscando reduzir a desigualdade entre as regiões do país, o tucano tem citado números que atribui à sua administração em Minas (2003-10). Segundo ele, o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri, as regiões mais pobres do Estado, receberam três vezes mais recursos per capita que o resto do Estado.

5. Presidente da união nacional

Ancorado no mesmo argumento, de que teria governado Minas priorizando a diminuição das desigualdades regionais, Aécio tem dito que é ele o candidato que poderá acabar com a distinção que existe entre Norte e Sul. De acordo com ele, Dilma e o PT têm feito uma campanha que estimula a rivalidade entre o Nordeste e o Sudeste, em um clima de "nós contra eles", o que gera "divisões contraproducentes". (UOL)

Blog: O Povo com a Notícia