Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Carlos Siqueira será o novo presidente nacional do PSB

A eleição da executiva nacional do PSB, a ser realizada no próximo dia 13, vai contar com uma chapa consensual encabeçada pelo atual secretário nacional do partido, Carlos Siqueira. De acordo com o Senador eleito Fernando Bezerra Coelho, além de Siqueira, a chapa contará ainda com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, como o primeiro vice-presidente; e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, como primeiro secretário. “Está sendo costurado uma chapa consensual, discutida por todas as lideranças do partido”, apontou Bezerra Coelho, em entrevista ao Diário nesta quinta-feira (09). De acordo com o senador, o processo da composição da chapa conta, inclusive, com o apoio do atual presidente da legenda, Roberto Amaral.

Com a confirmação do nome de Carlos Siqueira, Pernambuco retomará a presidência do PSB após dois meses da morte do ex-governador Eduardo Campos. Embora nunca tenha concorrido a um cargo político, Siqueira é pernambucano.

A decisão do PSB nacional em apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais já era um indício de mudanças no comando do partido. O apoio costurado pelo PSB de Pernambuco se contrapôs a posição do atual presidente da legenda, Roberto Amaral – tradicional aliado do PT -, que sempre se colocou a favor da neutralidade do partido no pleito do próximo dia 26. Amaral saiu enfraquecido após decisão pelo apoio a Aécio, facilitando uma renovação no comando da legenda.

A escolha de Siqueira pode sinalizar um “racha” entre o PSB e a ex-candidata à Presidência Marina Silva. Em agosto passado, após divergências com a ex-ministra, Siqueira deixou a coordenação da campanha presidencial do PSB, cargo que ocupava enquanto o candidato era Eduardo Campos. O socialista acusou Marina de tratá-lo de “maneira grosseira”, afirmando que não estaria “em hipótese alguma na campanha” da candidata. Após o conflito, Walter Feldman, companheiro de Marina na criação da Rede Sustentabilidade, assumiu o cargo. (Diário de PE)

Blog: O Povo com a Notícia