Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 11 de outubro de 2014

Em Floresta, ministro da Integração negocia com manifestantes desbloqueio de obra da Transposição

Francisco Teixeira está em Floresta no canteiro da EBV1 (Fotos: Cézar Cavalcante)
Comissão reuniu-se com Teixeira para discutir a pauta do movimento

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, chegou a Floresta, no Sertão de Pernambuco, para negociar com caravanas de produtores e líderes de Petrolândia, município vizinho, a fim de liberar o acesso ao canteiro de obras do Eixo Leste (EBV1) da Transposição do rio São Francisco, bloqueado desde o início da manhã deste sábado para impedir a retirada de água da represa de Itaparica.

Estava previsto para a manhã de hoje o teste de duas bombas na EBV1, inclusive com a vinda de técnicos estadunidenses para assistir à operação.

Segundo informações do empresário Cézar Cavalcante, passadas ao grupo "Salve o rio São Francisco", o ministro informou que, desde a meia noite de hoje, a represa de Sobradinho está liberando 100 m³/s adicionais para compensar os testes, que serão realizados até a quarta-feira (15), tempo suficiente para a gravação de tomadas do guia eleitoral da presidenta Dilma Rousseff no local.

Teixeira recebeu uma comissão para receber a pauta de negociação. A comissão é composta pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, o secretário de Desenvolvimento Econômico do mesmo município, Rogério Viana, e os professores Daniel Filho e George Novaes, da ARBio.

Entre outras reivindicações, estão na pauta a doação de tubos e cabos elétricos aos produtores, para extensão dos sistemas de irrigação, Garantia Safra Especial para quem não puder mais plantar, prorrogação com rebate dos financiamentos devidos pelos ribeirinhos, linha de crédito especial para bombeamento de água, contratação emergencial de equipamentos para abertura e limpeza dos canais para irrigação e garantia de recursos emergenciais para os perímetros irrigados. (Blog do Assis Ramalho)

Mais informações a qualquer instante:

Blog: O Povo com a Notícia