Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pesquisa Mauricio de Nassau: Fernando Bezerra abre vantagem de 6 pontos sobre João Paulo

fernando-bezerra-coelho
Na corrida pelo Senado, o candidato da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), mantém a dianteira em relação ao postulante do PT João Paulo. Os números da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, encomendada pelo Portal Leia Já em parceria com o Jornal do Commercio, revelam o socialista com 35% das intenções de voto contra 29% de João Paulo.

A três dias do pleito, que ocorre no próximo domingo (5), o percentual de eleitores indecisos ainda é expressivo. A parcela de entrevistados que optaram pelo voto branco/nulo/nenhum/não soube ou não respondeu somam 35% das intenções de voto.
No entanto, um dos coordenadores da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, Maurício Romão, explica que historicamente a alienação eleitoral para o Senado é superior do que para o Governo.
“Em 2010, a alienação eleitoral para senador foi de 41% nas urnas”, relembrou o analista. “A razão é o secundarismo do Senado na chapa majoritária em que o protagonismo é do governador”, explicou Romão, explicando que os eleitores deixam para escolher o candidato na última hora. “Quem aparece mais nos debates, nas rua”, exemplificou.
Levando em consideração apenas os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, o placar favorável a Fernando Bezerra é de 54% a 44%, uma diferença de 10 pontos, segundo o IPMN.
“Essa frente na pesquisa, quando cotejada com a realidade das urnas, indica que Fernando teria cerca de 2.163 mil votos válidos contra 1.763 mil votos de João Paulo. A vitória pessebista dar-se-ia, então, por uma diferença de 400 mil votos num total estimado de 4.006 mil votos válidos”, afirma Romão.

Blog: O Povo com a Notícia