Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Enem 2014: confira gabarito extraoficial do 2º dia de prova


O segundo dia do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado neste domingo (09) em todo o Brasil. Segundo o professor e coordenador da área de linguagens do Colégio Chromos, Rodrigo Fonseca, a redação do Enem 2014 cobrou uma “postura cidadã do candidato”. Assim como nos últimos anos, o tema abordado – Publicidade infantil em questão no Brasil – teve a ver com direitos humanos e sociais e esteve “dentro do usualmente cobrado no exame”. Fonseca considerou a redação “tranquila” para alunos capazes de desenvolver um texto acerca de questões éticas e cívicas.

Contudo, o professor destacou que estudantes que não se prepararam corretamente e esperavam temas triviais como Copa do Mundo e eleições não tiveram “a mesma condição dos demais e foram capazes apenas de fazer uma redação mediana”. “O Enem não dá mais margem para o candidato apostar em chutes”, diz. Ele comentou que os estudantes poderiam desenvolver os textos com base em práticas publicitárias indutórias, investimentos em educação e também nas relações familiares. 

O assunto coloca o mercado publicitário e as entidades de defesa dos direitos da criança em lados opostos. Em abril, o Diário Oficial da União publicou a resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considera “abusiva” a publicidade dirigida ao público infantil e redireciona a comunicação mercadológica para os adultos, fato que não foi bem aceito no meio da publicidade e propaganda.


Blog: O Povo com a Notícia