Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Enem de 2014 teve ao menos 1.519 eliminações, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, José Henrique Paim, informou neste domingo (09) que a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 1.519 eliminações, dentre os mais de 8,7 milhões de inscritos. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, nos dois dias de testes. Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, Paim disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após remessa de informações atualizadas. "Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente", afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova. Ele também informou que as abstenções neste ano alcançaram o índice de 28,64%, contra 29% no ano passado. Em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1.500, segundo o ministro. "Isso [eliminações] é lamentável, mas nós queremos dizer que vamos continuar aperfeiçoando esse processo, ampliando o rigor, para que qualquer tipo de situação, de perturbação ou de fraude no exame, seja coibida e garanta a isonomia de cada um que faz o Enem", disse.

Na entrevista, o ministro disse que a logística do teste mostrou um processo de consolidação neste ano. "Esse processo está consolidado e temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada", disse. Paim também foi questionado duas vezes sobre a dificuldade de inscritos para chegar ao local da prova, por morarem longe, o que levou muitos a perder o exame. Ele não respondeu se, no ano que vem, haverá mudanças na inscrição ou ampliação dos locais, por exemplo. "Nós temos que verificar caso a caso, depende de como o estudante fez a sua inscrição. Nós vamos analisar", afirmou. O ministro também lamentou a morte de uma mulher, em Olinda (PE), que passou mal poucos minutos após entrar na escola onde prestaria o exame. Após se solidarizar com a família de Edivânia de Assis, falou do nascimento de uma menina em Caucaia (CE), durante a realização do exame.
"Nós lamentamos profundamente, mas ao mesmo tempo que nós nos solidarizamos com a família, nós queremos dizer que nós tivemos também um nascimento de uma criança, que é a Júlia". A mãe, Maria Valdênia Alves Vieira, começou o trabalho de parto dentro do local de prova. Neste ano, mais de 8,7 milhões pessoas se inscreveram no principal teste para ingresso no ensino superior público. Foi o número recorde de inscrições, desde a primeira edição do exame. O exame foi aplicado em 1.752 municípios, com 17.367 locais de provas e 242.948 salas. No sábado (08), foram aplicadas provas de ciências humanas e ciências da natureza e neste domingo, as questões de matemática, e linguagens e códigos, além da redação.

Blog: O Povo com a Notícia