Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 22 de novembro de 2014

Fiscalização da Compesa encontra ligações clandestinas em Sistema Adutor do Sertão

Foto 1 Fiscalização da Compesa encontra ligações clandestinas em Sistema Adutor do SertãoUma equipe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) identificou na zona rural de Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, uma série de ligações clandestinas. O trabalho de fiscalização foi reforçado por policiais da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga).
Segundo assessoria da Compesa, a ação que constatou a ilegalidade foi realizada no Sistema Adutor do Sertão, como parte da Operação ‘Água Legal’.
Foram encontrados 13 desvios clandestinos de água em trechos da adutora, entre Cabrobó e a Serra de Monte Santo, também no município.
Quando observamos a redução de vazão na chegada das Estações de Tratamento de Água (ETAs), solicitamos apoio policial para fiscalização nos trechos de difícil acesso das adutoras. Os desvios são utilizados para irrigação de culturas diversas, acarretando déficit na produção de todo o sistema de abastecimento d’água”, explicou o gerente regional da Companhia no Sertão Central, Januário Nunes.
Bombeamento
Atualmente a Adutora do Sertão possui uma vazão de 310 litros por segundo na chegada da Estação Elevatória de Monte Santo. O sistema é responsável pelo bombeamento d’água para distribuição nos municípios de Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante, atendendo quase 105 mil habitantes. A Operação Água Legal teve início em 2012 com o objetivo de fiscalizar e suprimir desvios clandestinos no Sertão do estado. Até o momento encontrou e corrigiu 151 irregularidades no Sistema Adutor do Sertão.
Blog: O Povo com a Notícia