Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Instituto Raízes inicia preparação para a VI Semana da Consciência Negra em Floresta

O Instituto Cultural Raízes, inicia a partir dessa semana a organização das comemorações e atividades que irão marcar a VI Semana da Consciência Negra em Floresta-PE.

Nos dias de 13 a 20 de novembro, o Instituto Cultural Raízes estará realizando palestras, oficinas e apresentações culturais, lembrando a história de resistência do povo negro, tendo em sua maior referência o grande líder Zumbi dos Palmares.

Na quinta-feira dia 20 de Novembro (Feriado Municipal) a partir das 15:00h, haverá grande cortejo cultural saindo do bairro do Vulcão (com a coroação do Rei e da Rainha Negros), percorrendo várias ruas da cidade até à Igreja do Rosário, no centro histórico.

A Semana da Consciência Negra em Floresta, no sertão pernambucano é realizada desde o ano de 2009 e, conta com a organização do Instituto Cultural Raízes.
Floresta é município pioneiro no sertão de Pernambuco a adotar uma programação específica em relação à Semana da Consciência Negra, cuja realização está estabelecida através da Lei Municipal nº 433/2010 de 22 de novembro de 2010.
Lei que cria a Semana da Consciência Negra em Floresta/PE
Outro fator de grande importância é que o município é um dos primeiros no interior de Pernambuco a decretar como Feriado Municipal o Dia 20 de Novembro "Dia Nacional da Consciência Negra".
Lei que determina como Feriado Municipal
o Dia 20 de Novembro
"Foi uma grande e histórica conquista para os negros e negras florestanos(as), sobretudo, os remanescentes quilombolas, a aprovação dessas duas leis, que vem reconhecer o valor e a importância dos afrodescendentes na formação da sociedade brasileira e florestana", afirma o Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, Libânio Neto, principal articulador para a aprovação de ambas as leis.

Blog: O Povo com a Notícia