Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PT de Pernambuco abre processo para expulsar mais de cem filiados, três prefeitos estão na lista

Passado o período eleitoral, o PT de Pernambuco abriu processo interno para a expulsão dos “infiéis” do partido. Sem querer antecipar nomes, em respeito ao código de ética da legenda, a presidente estadual da legenda, deputada estadual Teresa Leitão, adiantou que a lista compreende aproximadamente cem nomes e inclui três prefeitos, que apoiaram candidatos fora do arco de alianças formado pela sigla.

Se antecipando à decisão, 22 membros do PT pediram desligamento do partido na tarde desta segunda-feira (17). Membro da executiva nacional do PT, Gilson Guimarães foi um dos que anunciaram a saída do partido.

Na reta final das eleições, Guimarães e a corrente PT de Luta e Massas (PTLM), da qual ele faz parte, rompeu com os candidatos Armando Monteiro Neto (PTB) e João Paulo (PT) e declararam apoio às candidaturas de Paulo Câmara (PSB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Quanto à saída de membros do partido, Teresa disse que viu como questões pessoais. “Primeiro, eles perceberam que o processo, de fato, iria acontecer e segundo é realmente menos traumático. De qualquer maneira não é fácil o processo de expulsão. Estamos tendo todo o cuidado para ter uma conduta ética e partidária para não expor ninguém”, disse a presidente do partido. “Mas o partido está acima das pessoas, então não podemos expor o partido”, acrescentou.

Os três prefeitos citados na lista, que vão receber o comunicado de abertura do processo de expulsão, são: Robson Silva Barbosa, (Jatobá), Argemiro Cavalcanti Pimentel, de (Machados), e Reginaldo Crateú Cavalcante, de (Orocó).

Segundo Teresa Leitão, os “infiéis” têm dez dias para darem entrada na defesa e o processo deve durar 90 dias. “Foi uma posição pessoal e política de cada um. Eles sabiam que o processo ia acontecer”, explicou, acrescentando que o PT orientou cada prefeito sobre as represálias a que estavam sujeitos caso apoiassem candidatos fora da aliança.

Uma expulsão em massa é um fato inédito no PT em Pernambuco. Em 34 anos de fundação, há apenas dois registros de expulsão do ex-deputado Nelson Pereira, de Mirandiba (agora no PC do B), por ameaça a um dirigente, e de um vereador de Olinda.

CARAVANA – Além da discussão sobre o teor dos processos disciplinares, a executiva estadual do PT definiu nesta segunda outros três pontos: a assinatura da resolução política do partido, a organização da caravana para a posse de Dilma e será apresentado o balanço financeiro da campanha. (Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia