Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RENOVAÇÃO

Artigo publicado hoje dia (21), no Jornal do Commercio

Em que pese a perpetuação de algumas lideranças políticas - muitas das vezes sem nenhum espírito público, merece destaque o surgimento de novos quadros políticos e a vigorosa renovação ocorrida nas casas legislativas de todo o país.

Em Pernambuco, tem-se o exemplo do prefeito da capital, Geraldo Júlio, que nunca havia enfrentado as urnas, e do governador eleito Paulo Câmara. Entre os deputados estaduais e federais do estado, a renovação é evidente. 

Tomando por base a legislatura 2006-2010 e a eleita para os próximos quatro anos (2015-2018), a mudança na ALEPE foi de 71%. Significa que apenas 10 deputados estaduais desse grupo permanecerão na Casa para o próximo mandato. Na bancada federal, a renovação é ainda maior: 6 deputados, mudança de 76%.

Isso tem um significado. A política vem passando por transformações. Ao tempo em que as pessoas trajando o verde e amarelo se mobilizam para ir às ruas pedir mudanças, melhores serviços públicos, reformas, passagens de ônibus mais baratas - nenhum candidato, nem mesmo a presidente, consegue reunir tantas pessoas com as bandeiras de seus partidos.

Há enorme desinteresse do cidadão em participar de eventos de campanha e descrença na política. A escolha de novos representantes sinaliza para a renovação de comportamento, de postura. O povo deseja um Poder Legislativo próximo do cidadão, dinâmico, moderno, atento à pauta da sociedade, e tem demonstrado isso.

A mudança no comando da Casa também é esperada por todos. A alternância do poder é fundamental na democracia, valoriza o Poder Legislativo e seus membros, legitima a instituição, renova relações, abre oportunidade para novas ideias e ações.

Sessões legislativas itinerantes percorrendo todas as regiões do estado; oportunidade de a sociedade civil organizada manifestar-se em tribuna popular; ferramentas virtuais para colher sugestões, ideias, críticas, são imprescindíveis. As pessoas não conhecem os deputados nem suas funções. Essa conectividade fortalece a democracia, o sistema representativo, e qualifica o trabalho dos parlamentares. O Poder legislativo deve caminhar lado-a-lado com o cidadão, com postura sempre humilde e sensível. 

A revisão do regimento interno da ALEPE, com foco em medidas que diminuam o abismo existente entre a Casa e a população, deve ser medida de extrema urgência para que se cumpra o objetivo de vê-la renovada, sintonizada, como espera de nós os pernambucanos.

Rodrigo Novaes é advogado e Deputado Estadual do (PSD).

Blog: O Povo com a Notícia