Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 2 de novembro de 2014

Romaria chega ao fim em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. Conhecida por concentrar o maior número de fiéis em períodos de movimentação de peregrinos em Juazeiro do Norte, a Romaria de Finados será encerrada hoje com a realização de celebrações nos principais locais de visitação de romeiros nesta época do ano: a Capela do Socorro, onde estão depositados os restos mortais de Padre Cícero, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e o Santuário São Francisco das Chagas, popularmente conhecido como Santuário Franciscano. Na edição deste ano, o município recebeu cerca de 500 mil pessoas durante o período de efervescência religiosa, iniciado no último dia 30.

O número de peregrinos participantes da romaria, no entanto, poderia ter sido maior, caso as fiscalizações realizadas pelas Polícias Rodoviárias Estadual e Federal não tivessem sido tão rigorosas, segundo afirmam organizadores do evento. Na última quinta-feira (30), os policiais rodoviários intensificaram o combate ao transporte irregular de passageiros com o objetivo de evitar acidentes. A ação, denominada Operação Romaria Segura, também teve como finalidade a orientação dos religiosos oriundos de outras regiões e estados que se deslocavam para Juazeiro do Norte.

Devoção

A sergipana Terezinha Santos Silva, que há 26 anos participa da Romaria de Finados, disse lamentar que a ação da Polícia tenha resultado na impossibilidade de muitos romeiros cumprirem suas promessas. "A viagem em paus-de-arara significa, para o romeiro, o início de sua penitência. Embora hoje eu viaje de ônibus, durante oito anos fiz o percurso neste tipo de transporte", recorda, afirmando que é preciso melhoria nos veículos em relação à segurança.

A fé demonstrada pelos fiéis a partir do deslocamento feito em caminhões lotados, desconfortáveis e, na maioria dos casos, inseguros, também está presente no momento da adoração durante as celebrações religiosas e, ainda, em momentos especiais, como a visita à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário Franciscano. Fiéis se amontoam na busca da água que escorre através de numa espécie de fonte é que, para os romeiros, é um líquido milagroso, capaz de realizar curas por intermédio de Padre Cícero. "A água é benta pelo meu padim", diz a dona de casa Hoselma Maria da Silva, de Caruraru, em Pernambuco. Após 30 anos sem visitar Juazeiro do Norte, a fiel retorna à Romaria em atendimento a um pedido que, segundo ela, foi feito pelo próprio Padre Cícero.

Para Frei Barbosa, pároco do Santuário Franciscano, a Romaria de Finados possui maior apelo junto aos fiéis por ter sua criação solicitada pelo próprio fundador do município. "Quem criou essa romaria foi o Padre Cícero. Ele pedia que os fiéis também encontrassem tempo para visitar seus mortos que aqui estavam sepultados. Daí o nome de Romaria de Finados. A obediência dos fiéis foi tanta que hoje ela é a maior romaria que o município possui", avalia.

Neste domingo, no Santuário Franciscano, a romaria será finalizada às 5h, com cerimônia realizada por cerca de 27 religiosos. Durante todo o dia, porém, haverá celebrações eucarísticas. (Diário do Nordeste)

Blog: O Povo com a Notícia